Universidade

Conhecendo o AHR: por entre arquivos e memórias

19/06/2023

13:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Visita guiada celebrou os 55 anos de fundação da UPF e o Dia Internacional de Arquivos

Com um acervo que ultrapassa um milhão de documentos preservados, o Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (UPF) é o local de guarda, conservação e pesquisa de conjuntos documentais de Passo Fundo e região norte do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, 16 de junho, funcionários, professores e estagiários da UPF participaram de uma visita guiada ao local para conhecer de perto os documentos e os processos de preservação e organização do acervo, que podem ser acessados gratuitamente pela comunidade.

A atividade foi realizada pelo AHR e a Divisão de Gestão de Pessoas, em celebração aos 55 anos da UPF e ao Dia Internacional de Arquivos, datas comemoradas nos dias 6 e 9 de junho. “A proposta da atividade, voltada aos professores, funcionários e estagiários remunerados da instituição, é conhecer os acervos documentais salvaguardados no AHR e permitir a reflexão sobre como os documentos podem ser referências da memória da nossa comunidade e também da trajetória da UPF”, afirma a psicóloga da UPF, Patrycia Sbeghen Zanatta.

Durante a visita, além de conhecer o acervo e os procedimentos de preservação e organização documental, os participantes também tiveram contato com fotografias do Acervo UPF e acervo de periódicos de Passo Fundo buscando recordar o que acontecia em Passo Fundo no dia de suas admissões na Instituição. 

A responsável pela gestão e atendimento do AHR, Bruna Zardo Becker, apresentou o caminho que os documentos percorrem desde a chegada ao Arquivo até estarem disponíveis para pesquisa. “É um trabalho minucioso, feito página por página e que passa desde a quarentena do arquivo quando ele chega para nós, a higienização, catalogação e restauração, quando necessário. O AHR realiza a guarda de arquivos pessoais e públicos, mas está vinculado diretamente à função de acesso à informação, por isso temos a sala de pesquisa disponível para toda a comunidade”, comenta.

Visite o AHR

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e ao curso de História da UPF, o AHR realiza visitas guiadas e disponibiliza a consulta ao acervo para pesquisadores e toda a comunidade. O agendamento pode ser feito através do formulário disponível AQUI.

Entre os diversos acervos, estão documentos da Prefeitura de Passo Fundo, registros da Secretaria de Terras Públicas do estado, coleções de jornais e fotografias, além de acervos de entidades não governamentais, como, por exemplo, a documentação da UPF, e acervos pessoais, como o de Nicolau Araújo Vergueiro.