Ensino

O conhecimento que transforma

16/06/2023

14:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Mestranda do PPGEdu da UPF, Esther não apenas ampliou os horizontes, mas transformou a sua realidade ao ingressar na pós-graduação. Mestrados e doutorados inscrevem até o dia 19

“Algum tempo atrás eu me sentia incapaz, diante de tantos saberes, tantos conhecimentos, por vezes pequenina, e achando não estar pronta. Se eu pudesse dar uma dica para quem está começando e assim como eu almeja ingressar no mestrado, porém sente medo, eu digo: vai com medo mesmo”. Esther almeida é pedagoga formada pela Universidade de Passo Fundo e hoje integra o grupo de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista Capes Prosuc, modalidade I, ela também foi bolsista na graduação e ressalta a importância dos benefícios para que todos tenham acesso ao conhecimento e às oportunidades de poder transformar a sua vida e a realidade ao redor.

Esther se considera uma jovem de cor de pele preta e, aos 28 anos, decidiu assumir o cabelo cacheado. “Acredito que quando alguém como eu chega num lugar tão inacessível para alguns, devo utilizar de toda representatividade possível e dar meu melhor como forma de valorização pela oportunidade. Foi sempre o que busquei fazer no espaço acadêmico”, pontua.

Como bolsista no PPGEdu ela desenvolve algumas ações e tem responsabilidades tanto dentro do Programa, quanto da pesquisa no âmbito educacional, seja na produção científica ou na apresentação de trabalhos. “Graças a essa bolsa posso realizar meu sonho de cursar Mestrado em Educação em uma das melhores universidades do mundo. Tenho convicção do papel de quem é bolsista têm, dentro de uma instituição, por isso busco sempre fazer o que está ao meu alcance para exercer o protagonismo estudantil que a mesma possibilita”, conta. Atualmente, Esther atua, junto com o professor Dr. Altair Alberto Fávero, na liderança da Comissão de Comunicação do PPGEDU, onde é responsável, juntamente com uma comissão de colegas mestrandos e doutorandos, pelas demandas de divulgação de eventos, bancas e demais atividades que ocorrem dentro do programa, administrando as redes sociais. 

Transformação pessoal e social

O contato com um currículo diverso e dinâmico permite, segundo a mestranda, a imersão em conceitos clássicos e atuais, bem como uma troca constante de experiências que surgem pelo diálogo aberto com professores e colegas. “Eu tenho certeza que já não sou a mesma que ingressei a alguns semestres atrás, pois além de ter impacto em minha carreira profissional, cursar o mestrado no PPGEDU impactou minha formação humana e isso faz toda a diferença”, lembra Esther.

Conforme a estudante, uma das experiências mais marcantes foi a realização do estágio na docência universitária, disciplina obrigatória para os bolsistas. “Foi uma experiência única em minha formação, estive ao lado de meu orientador Marcelo José Doro, acompanhando aulas de Filosofia e posteriormente lecionando algumas delas, com seu acompanhamento e suporte”, comenta, lembrando que atua na comissão organizadora de um colóquio de apresentação de trabalhos que ocorrerá em Tandil, na Argentina, e no qual ela almeja apresentar um artigo sobre uma das temáticas do evento. “Será minha primeira experiência fora do país, já até busquei meu passaporte. Para quem sonha em estar dentro da universidade essa é uma pequena amostra do que esse curso oportuniza”, relata.

Estudar para mudar a educação

Esther desenvolve a pesquisa focada na crítica ao atual sistema educacional. Ela explica que o modelo ainda oferta práticas mecanizadas, em processos que enfatizam a memorização de conteúdos com ênfase em resultados. Para ela, neste contexto, a criança torna-se mera reprodutora de saberes, sem ter espaços para descobertas e produção de conhecimento. “Penso que um possível caminho seja tornar as experiências prazerosas que despertem a curiosidade, a criatividade, a imaginação, as explorações lúdicas entre outros podem ser aliadas na construção das bases para uma formação integral do ser humano, que não fique restrita ao desenvolvimento de um conjunto qualquer de habilidades e competências demandadas pelo mercado de trabalho (cada vez mais incerto), mas que considere a pluralidade das capacidades humanas”, salienta.

Inscreva-se

Ainda dá tempo de buscar qualificação profissional com os mestrados e doutorados da UPF. Com inscrições abertas até 19 de junho, os Programas de Pós-Graduação em Administração, Computação Aplicada, Direito, Envelhecimento Humano, Engenharia Civil e Ambiental, História, Letras, Projeto e Processos de Fabricação e Odontologia apresentam um currículo moderno e atento às demandas da sociedade. 

O processo para concorrer à bolsas e financiamentos também está aberto. Todas as informações estão disponíveis no site www.upf.br/pos/cursos.