Bolsas e benefícios

O programa dispõe de bolsas em número inferior ao de vagas. Dessa forma, os candidatos aprovados para ingresso no curso que tiverem interesse em concorrer a uma bolsa poderão submeter-se a um processo de seleção para as bolsas, de acordo com critérios estabelecidos em edital próprio.

Bolsa Institucional FUPF
Bolsa concedida pela Universidade. Poderá candidatar-se à bolsa o aluno regular (selecionado) do PPGCA, passando por processo seletivo estabelecido em edital pela comissão de bolsas. Estas bolsas isentam o aluno do pagamento da mensalidade, de forma integral (100%) ou parcial (75% ou 50%).

Resumidamente, o candidato à bolsa institucional da FUPF deverá atender os seguintes critérios:

  • Assinar termo de compromisso;
  • Quando possuir vínculo empregatício, comprovar o número de horas que está liberado das atividades profissionais, com termo de consentimento do empregador;
  • Não possuir nenhuma relação de vínculo empregatício com a UPF;
  • Não possuir nenhuma relação de vínculo empregatício em outras Instituições de Ensino Superior;
  • Dedicar-se exclusivamente às atividades do PPGCA por, no mínimo, 16 horas semanais para bolsas 100%, 12 horas semanais para bolsas 75%, ou 8 horas semanais para bolsas 50% - além da carga horária de disciplinas e de orientação;
  • Não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa de agências governamentais de fomento;
  • Realizar as disciplinas de Estágio de Docência I e Estágio de Docência II;
  • Apresentar à coordenação do PPGCA relatório semestral de atividades.

Bolsa Auxílio para docentes UPF (CCT/DISSÍDIO)
A bolsa auxílio CCT/Dissídio é concedida pela FUPF aos alunos regulares dos programas de pós-graduação stricto sensu da UPF que sejam docentes da própria instituição, conforme condições previstas anualmente nos termos da Convenção Coletiva de Trabalho/Dissídio entre o Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Rio Grande do Sul. A bolsa auxílio para docentes (CCT/Dissídio) deve ser solicitada pelo interessado à Divisão de Pós-Graduação.

Bolsa Auxílio de Apoio aos Funcionários UPF (APG)
Os funcionários da UPF poderão solicitar apoio para cursos de pós-graduação stricto sensu, conforme previsto nos termos da Instrução Normativa 01/2010, ou em outros regulamentos internos. A bolsa auxílio de apoio aos funcionários deve ser solicitada pelo interessado, após a efetivação de sua matrícula no programa, conforme trâmites definidos pelos setores envolvidos.

Financiamento Estudantil (PAE/UPF)
Para alunos aprovados em processo seletivo para ingresso em 2018, a UPF dispõe do Plano de Apoio Estudantil (PAE/UPF).

O PAE/UPF é um programa de crédito que garante a oportunidade de cursar o mestrado pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes devem ser pagos à UPF pelo aluno após a conclusão do curso, sem juros, apenas com a correção dos índices aplicados à mensalidade no período de utilização do benefício.

O PAE/UPF é regulamentado por edital próprio, no qual também podem ser conferidas outras informações sobre o benefício.