Exposições

Mamãe, cadê você? Progenitores e o cuidado com a prole
Trabalha os tipos de reprodução e cuidados parentais dos animais silvestres. Os cuidados parentais estão relacionados ao sistema de reprodução de cada espécie. Podem ocorrer antes e após o nascimento dos filhotes, envolvendo alimentação, abrigo e proteção contra predadores, o que pode ser realizado pela fêmea, pelo macho, por ambos ou por nenhum.

Flora e fauna em perigo
A exposição aborda as ameaças existentes à biodiversidade regional de plantas e animais, as categorias de risco de extinção, as ações necessárias para conservação e a importância da preservação dessas espécies. Conta com espécimes taxidermizadas de animais e espécimes da flora que estão na Lista da Fauna e da Flora Silvestre Ameaçadas de Extinção do Rio Grande do Sul e na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Ciência das abelhas. A vida da colmeia.
Demonstra a importância das abelhas e da grande relevância ecológica e econômica desses pequenos insetos. A exposição explica sobre a vida das abelhas, as diferentes espécies existente, a interação com outras espécies e dispõe os materiais utilizados no manejo desses animais.

O Mundo dos Artrópodes: da beleza à medicina
Os hábitos desses invertebrados, suas funções e a sua importância como agentes na manutenção do equilíbrio ecológico são algumas das informações apresentadas nessa exposição.

Geologia e paleontologia
Este enigmático acervo, conta a história de milhares de anos, através de vestígios fósseis de animais e vegetais, rochas e do meteorito Soledade.