Ensino

UPF, Stara e ESSS promovem workshop sobre simulação computacional

20/04/2023 11:37

Por: Assessoria de Imprensa      Fotos: Divulgação

Realizado pelos cursos de Engenharia Mecânica e Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação da UPF, com o apoio das empresas Stara e ESSS, o workshop “Simulação computacional: o poder de projetar o que está por vir” reuniu professores, estudantes e profissionais. O evento ocorreu no dia 19 e contou com a participação de mais de 150 pessoas.

A programação contou com palestras com o professor Dr. William Haupt, apresentando as linhas de pesquisa do PPGPPF e do professor Dr. Márcio Walber, coordenador do curso Engenharia Mecânica, que apresentou cases de trabalhos desenvolvidos pelo curso e PPGPPF e também o livro de Desenvolvimento de Produtos, produzido através de pesquisas na UPF (https://www.upf.br//noticia/simulacao-virtual-metodo-desenvolvido-na-upf-reduz-custos-e-tempo-de-criacao-de-produtos-industriais-mecanicos).

Além deles, palestraram Eraldo Silva de Souza Junior (Gerente de território ESSS), com o tema “Ferramentas Ansys - A simulação número 1 do mundo; o Engenheiro Tiago Gonçalves Faria (Coordenador Técnico do Instituto ESSS) sobre “A simulação revolucionando o modo de projetar” e “Como se tornar um especialista em simulação”; o Engenheiro Róbinson Jabuonski Junior (Coordenador CAE Stara) sobre “Simulação e durabilidade de componentes Agrícolas”; e o Engenheiro Guilherme Silva de Oliveira (Supervisor de Engenharia do Produto Stara), que abordou o Programa de Estágios Stara Labs.

Segundo Márcio, foram discutidas as vantagens que a simulação computacional propicia no processo de desenvolvimento de produtos, possibilitando um aumento de competitividade para as empresas que utilizam a tecnologia CAE. “A grande importância de eventos como esse é trazer ao público que acompanhou, sejam alunos da graduação, pós-graduação, ex-alunos e profissionais, os assuntos que foram abordados”, destacou o professor.