Pesquisa e Inovação
UPF Parque lança nova fase da Apollo Incubadora de Negócios
13/11/2025 15:33
Por: Assessoria de Imprensa Fotos: Caroline Lima
Lançamento marca a ampliação da estrutura e dos serviços de apoio a novas startups e empreendedores
O fortalecimento do ecossistema de inovação de Passo Fundo ganhou um novo capítulo nessa quarta-feira (12). O UPF Parque lançou a nova fase da Apollo Incubadora de Negócios durante cerimônia realizada no Collab UPF Parque. O encontro reuniu autoridades, parceiros, empreendedores e representantes de empresas incubadas para apresentar o novo momento da incubadora, que passa a contar com uma metodologia atualizada, estrutura reformulada e ampliação dos serviços.

A reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou que o lançamento marca mais um passo na consolidação do ecossistema de inovação construído pela Instituição e seus parceiros ao longo dos anos. “Esse é um momento muito importante para todos nós, porque simboliza o amadurecimento de um trabalho que começou lá nos anos 2000. O que estamos fazendo aqui é fortalecer o papel da Universidade na formação de talentos, na produção de ciência e na conexão com empresas e entidades que acreditam no desenvolvimento da região”, afirmou a reitora.
O gestor do UPF Parque, Ricardo Fantinelli, destacou que a nova fase representa um avanço significativo no fortalecimento do polo de inovação regional. “Mais do que ideias, precisamos compreender que a grande força de qualquer negócio são as dores, os desafios e as pessoas dispostas a investir e pagar por soluções que realmente fazem diferença. Este é um dos maiores investimentos em apoio e geração de novos negócios da nossa região e o nosso papel é oferecer suporte estratégico para que essas iniciativas cresçam e ganhem o mercado”, pontuou.
Nova fase para o crescimento de negócios inovadores
Criada em 2015, a incubadora nasceu com a finalidade de estimular negócios de base tecnológica e criativa e apoiar ideias inovadoras em diferentes estágios de desenvolvimento. Em 2022, ganhou um novo formato com o Programa Apollo, voltado a gerar e acelerar startups conectadas às demandas do mercado e da comunidade. Em 2025, a Apollo inicia um ciclo de expansão que reforça o papel da Universidade como protagonista no incentivo à inovação e ao desenvolvimento regional.
A nova fase está diretamente ligada à construção do Passo Fundo Valley, um ambiente de 10 hectares integrado ao Campus da UPF que amplia a infraestrutura do UPF Parque para mais de 7 mil metros quadrados dedicados à inovação. Com coworkings, laboratórios, ambientes makers e espaços de convivência, o Valley posiciona a região no mapa dos grandes ambientes de inovação do país. A Incubadora Apollo terá um espaço próprio, 100% dedicado ao desenvolvimento de novos negócios.
Atualmente, são mais de 60 empresas e instituições conectadas ao UPF Parque por meio de programas como o Conexão, que já envolveu cerca de 300 estudantes e 37 cursos da UPF em projetos reais com empresas. Em dez anos de atuação, a incubadora já apoiou dezenas de ideias inovadoras em diferentes estágios de desenvolvimento: foram 36 pré-incubações, 55 incubações, 20 empresas graduadas e quatro aceleradas. Nos últimos dois anos foram captados pelas startups cerca da R$ 1,5 milhão por meio de programas de aceleração como Cientista na Indústria (RHAE), Doutor Empreendedor, Centelha e Tecnova.
Reconhecimento a quem faz parte da história

Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens aos ex-gestores do UPF Parque, em reconhecimento à contribuição de cada um para o fortalecimento do ecossistema. Receberam a placa de agradecimento Alexandre Lazaretti Zanatta, Charles Leonardo Israel, Maciel Donato, Giezi Schneider e Cassiane Chais.
Ainda, foram entregues placas aos parceiros estratégicos da Incubadora, João Florêncio da Silva, da Finep, Niege Ferreira Canabarro, gestora regional de Projetos de Inovação do Sebrae, e Bárbara Fritzen, secretária de Inovação de Passo Fundo.
O encerramento do evento contou, ainda, com o descerramento da placa de lançamento da Apollo Incubadora de Negócios, simbolizando o início desta nova etapa.
Da ideia à consolidação de um negócio

Um dos momentos marcantes da noite foi a graduação da startup Biofertal, que concluiu seu ciclo dentro da Apollo após desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o setor agrícola. Durante o período de incubação, a empresa consolidou seu modelo de negócio, validou sua solução junto ao mercado e ampliou conexões estratégicas com parceiros, mentores e instituições. A graduação representa a capacidade da empresa de seguir com autonomia, visão e preparo para os próximos desafios no mercado. Receberam o certificado de graduação os empreendedores Alan Rempel, Julia Braun e Luciane Maria Colla.
Inscrições abertas para a Apollo Incubadora
As inscrições para o processo seletivo da Incubadora Apollo estão abertas até 15 de dezembro, pelo site upf.br/upfparque, na aba Incubadora. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas que tenham um modelo de negócio, produto, processo ou serviço inovador de base tecnológica ou criativa, seja em fase de ideia ou já com validação inicial.
Os candidatos selecionados terão acesso a mentorias, capacitações e à infraestrutura da Incubadora nas modalidades de pré-incubação (Força G), voltada a empreendedores que ainda não formalizaram sua empresa, ou de incubação (residente e não-residente), destinada a negócios já constituídos. Após o processo de avaliação e entrevistas, os aprovados assinam contrato com a Fundação Universidade de Passo Fundo e passam a integrar o programa de incubação, com início previsto para fevereiro de 2026. Mais informações estão disponíveis no edital.