Universidade

UPF na Feitech: uso da tecnologia na agricultura e na Medicina são temas do segundo dia

15/09/2023 18:00

Por: Assessoria de Imprensa      Fotos: Caroline Lima

Por meio dos cursos de graduação e pós-graduação, o espaço da UPF na feira apresenta a dinâmica por trás da geração de conhecimento 

Com ações de diferentes cursos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) segue com uma programação intensa no segundo dia de Feitech. Nesta sexta-feira, 15 de setembro, além da programação do estande, que contempla apresentações dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, o estande também contou com uma série de painéis, que promoveram debates a respeito do uso da tecnologia em diferentes áreas.

Promovido pelo Tecnoagro, o painel “Vantagens no uso de drones na aplicação de defensivos agrícolas” destacou o uso dessa nova tecnologia que veio para somar para a agricultura. Entre as vantagens do uso do drone na aplicação de defensivos agrícolas está a redução no custo da produção e a agilidade da aplicação, já que a aplicação de 10 litros de defensivo leva em torno de 5 a 10 minutos por hectare. “Há uma dúvida se é eficiente ou não. A Embrapa fez uma série de estudos em 2021 e mostrou trabalhos em que o drone tem resultado igual ou superior aos métodos convencionais de pulverização”, explicou o coordenador do Tecnoagro professor Dr. Fernando Piloto. 

Já no painel Inteligência Artificial na Saúde, o professor Francisco Madalosso de Bittencourt destacou que, para a Medicina, a tecnologia tem como fator importante a melhora na qualidade da relação médico-paciente. De acordo com o professor, a tecnologia vem sendo utilizada de forma a otimizar o tempo do médico, facilitando tarefas como transcrever a conversa entre médico e paciente para aprimorar o atendimento; preenchimentos de formulários, de requisição e solicitação de procedimentos e exames nas partes dos planos de saúde e convênios. “Cerca de 60% do tempo de um médico é preenchendo o papel, uma burocracia. Então, aí já começa uma grande vantagem”, pontuou. 

Outro ponto positivo, na opinião de Bittencourt é em relação aos algoritmos, especialmente em Deep Learning, para análise de imagens, raio X, tomografias, a mamografia. “Acredito que seja a área com maior abrangência e com estudos muito fortes que revelam aumento de qualidade no diagnóstico. Então, os algoritmos de IA são muito mais precisos do que humanos”, destacou o professor.

UPF na Feitech

Com o tema “Inovação é construir um novo futuro”, a Feitech tem como objetivo ser um espaço de troca e de proposição para o desenvolvimento sustentável. Além de ser apoiadora da iniciativa, a UPF tem uma participação especial na Feira, com a homenagem da reitora Dra. Bernadete Maria Dalmolin como patronesse da edição de 2023. Por meio dos cursos de graduação, dos projetos de pesquisa e das atividades formativas, o espaço da UPF na feira apresenta a dinâmica por trás da geração de conhecimento. A Instituição leva a proposta de interagir com a comunidade, por meio de atrações dos cursos de Arquitetura, Engenharias Química, Elétrica, Mecânica, Civil e de Produção e Computação, do UPF Parque Científico e Tecnológico e projetos como o TecnoAgro.