Notícias UPF

Laboratório de Realidade Virtual abre as portas para estudantes de Passo Fundo e região

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

No mês de outubro, o Laboratório de Realidade Virtual, localizado no módulo III do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), recebeu a visita de quatro turmas de estudantes de Passo Fundo e da região. Ao todo, foram quatro visitas ao espaço: dos estudantes do Ensino Médio do Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino, de Marau, no dia 5 de outubro; dos estudantes do ensino fundamental e médio da ONG Cloow, de Getúlio Vargas no dia 9; de acadêmicos de graduação do IFSul, de Passo Fundo, no dia 17; e de estudantes da escola Rainha da Paz, de Lagoa Vermelha, no dia 19. 

Durante as visitas, os estudantes conheceram um pouco da estrutura física que a UPF oferece, especialmente focado nos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI). Algumas das visitas foram conduzidas pelos próprios acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os alunos também tiveram contato com novas tecnologias, especialmente nas áreas de robótica e realidade virtual, alguns dos temas trabalhados no Laboratório. 
De acordo com coordenador do Laboratório, professor Dr. Rafael Rieder, esse é um trabalho de socialização das tecnologias que são utilizadas na Instituição e uma forma de mostrar onde a computação pode ser aplicada no dia a dia. “É uma oportunidade de motivar esses jovens a ingressarem em cursos na área de TI. O mercado de trabalho demanda por esses profissionais, não só aqui na região de Passo Fundo, mas no Brasil e em todo o mundo. É uma oportunidade bem legal de eles terem contato com uma tecnologia que é utilizada amplamente em universidades, empresas, centros de pesquisa, indústrias”, destacou o professor. 

Espaço de interação
O Laboratório de Realidade Virtual integra o Núcleo de Visualização e Modelagem Computacional (NVMC), também é coordenado por Rieder. O espaço é utilizado para as atividades dos acadêmicos dos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) da UPF: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e também do PPGCA. De acordo com o coordenador, o Laboratório é um ambiente de interação entre a graduação e a pós-graduação.