Universidade

Inserção no mercado de trabalho, atualização profissional e empreendedorismo

25/10/2023 14:22

Por: Assessoria de Imprensa      Fotos: Caroline Simor

Objetivos fazem parte do Negócios da Maturidade, projeto do UPF Parque em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo que foi lançado nesta quarta-feira, 25

A 8ª edição do Café com Emprego, programa da Prefeitura de Passo Fundo, foi realizada nesta quarta-feira, 25, e contou com o lançamento do projeto 50+ Negócios da Maturidade. Pensado pelo UPF Parque, a iniciativa, que é uma parceria entre a Universidade e o Executivo, pretende promover ações que promovam a inserção de pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho, além de fomentar a qualificação e a visão empreendedora. A Universidade de Passo Fundo participa continuamente do Café com Emprego, ofertando vagas diversificadas, possibilitando assim a inserção no mercado de trabalho de profissionais de diferentes idades, formações, habilidades e experiências. Para fazer parte da equipe de funcionários da Instituição, é possível cadastrar o currículo no site www.upf.br > Trabalhe com a UPF ou enviar um e-mail para recrutamento@upf.br.

Para a primeira edição, o 50+ ofereceu mais de 100 vagas voltadas para o público mais experiente, contando com espaços destinados em mais de 10 empresas parceiras. De acordo com o IBGE, 57% da força de trabalho em 2040 terá mais de 45 anos e dados do SINE Passo Fundo registraram 2,7 mil pessoas com mais de 60 anos empregadas no ano de 2021. Essas fontes justificam o projeto e, na visão dos organizadores, demonstram que a área precisa de uma atenção especial. Conforme Teofanes Foresti Girardi, diretora do UPF Parque, o Negócios da Maturidade terá três pontos principais. “Pensamos nesse projeto com três direcionamentos fundamentais: inserção de mão de obra nas empresas, com foco na diversidade geracional; atualização e qualificação dos profissionais que já tem uma caminhada; e o empreendedorismo geracional, fomentando a indústria criativa para pessoas 50+”, frisou.

O lançamento contou com lideranças políticas, empresários e secretários municipais. Em sua fala, o prefeito Pedro Almeida destacou a importância de o município olhar para os profissionais mais experientes, oportunizando a recolocação no mercado de trabalho. Segundo o chefe do executivo, todos ganham com o projeto, uma vez que a experiência desses profissionais será colocada junto às novas gerações. “Trazer essas vagas aqui nos ajuda a potencializar a inserção dessas pessoas, pensando em vagas focadas para elas. Além disso, conseguimos, por meio desse projeto, atender às demandas das empresas e fazer com que elas encontrem os profissionais que precisam”, destacou. Conforme Pedro Almeida, a iniciativa consolida ainda mais as diversas ações feitas em conjunto com a UPF. “Junto com a Universidade temos diversos projetos e parcerias e o Parque tem nos auxiliado em muitas ações para potencializar a inovação no município. Essas trocas farão desse projeto, assim como o Café com Emprego, mais um sucesso”, observou.

O UPF Parque e a Universidade de Passo Fundo ofertarão cursos e treinamentos in company para potencializar as oportunidades de emprego, que podem ser realizados diretamente nas empresas interessadas. A fase inicial do projeto terá duração de seis meses, e pretende incluir mais pessoas no mercado de trabalho do município.