UPF Mundi

UPF Mundi: programas de ensino dos cursos qualificam a aprendizagem

12/07/2022

11:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

Formações da Escola de Idiomas estão com matrículas abertas até 6 de agosto

O aprendizado de línguas estrangeiras oportuniza a vivência de diversas experiências pessoais e profissionais. Para ajudar neste processo, a UPF Mundi segue com matrículas abertas em diferentes cursos de idiomas. As formações estão divididas em programas de ensino, que são uma forma mais dinâmica e contemporânea de organizá-las.

Segundo a coordenadora interina da UPF Mundi, professora Dra. Luciane Sturm, os programas estão estruturados para atender as demandas de cada público, desde a infância (a partir de 10 anos) até a terceira idade. “Os cursos são direcionados a uma faixa etária e de acordo com interesses específicos. Além disso, eles estão organizados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), que é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma, garantindo uma progressão de conhecimento confiável e real”, relata.

Conheça os programas, os cursos da escola e aproveite para fazer a sua matrícula pelo WhatsApp (54) 3316-8510 até 6 de agosto. As formações são ofertadas nas modalidades on-line e presencial e o início das aulas está previsto para 8 de agosto.

Programa “Comunicação com o Mundo”: destinado ao público adulto, principalmente à comunidade universitária (estudantes, professores e funcionários). Tem como objetivo geral capacitar os alunos para a comunicação oral e escrita, com vistas à interação global, fortalecendo a formação profissional e contínua.
Cursos disponíveis: Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Francês, Japonês  e Mandarim.

Programa “Idiomas para a Cidadania Global”: voltado à adolescentes e jovens adultos (de 10 a 16 anos), com o propósito da apropriação de diferentes idiomas para o desenvolvimento do pensamento crítico, com vistas à cidadania global.
Cursos disponíveis: Inglês, Espanhol e Japonês.

Programa “Unidad: de América Latina al mundo”: possui foco na aprendizagem da língua espanhola, considerando as possibilidades de os estudantes aprenderem o idioma para participarem de programas de mobilidade acadêmica em países latino-americanos, além de México e Espanha.

Programa “Idiomas para fins acadêmicos”: tem como objetivos aprimorar as habilidades de leitura em língua estrangeira (cursos de proficiência) para a realização de provas de leitura no Ensino Superior e aperfeiçoar as técnicas para a produção de textos científicos em língua inglesa (curso de escrita acadêmica).
Cursos disponíveis: proficiência para pós-graduação no Brasil: Espanhol, Inglês, Italiano, Francês e Alemão.
Escrita acadêmica: Inglês.

Programa de Libras: reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, constituindo-se como uma ferramenta essencial na inclusão social, a Libras é a sigla para a Língua Brasileira de Sinais, sistema linguístico para a comunicação por meio de gestos, expressões faciais e corporais. O curso possibilita o aprendizado de maneira contextualizada, para que os alunos consigam utilizar a língua no processo de interação com as pessoas surdas.

Programa “Línguas de Herança”: as línguas de herança são aquelas trazidas pelos imigrantes, que, ainda hoje, permanecem na cultura e na memória familiar de muitos falantes. Muitas pessoas manifestam o interesse em estudar esses idiomas, por razões afetivas e para o resgate de vínculos familiares com seus ancestrais.
Cursos disponíveis: Italiano, Alemão e Japonês

Diferenciais que enriquecem o ensino
Os cursos de idiomas da UPF Mundi reúnem vários diferenciais, tais como os materiais didáticos, que possuem qualidade comprovada, condizentes com a preparação do estudante para a comunicação oral e escrita; certificado de proficiência para os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, aceito pelas universidades conveniadas com a UPF para mobilidade acadêmica; e certificado aceito para as atividades complementares na graduação, o que se mostra um componente importante no currículo dos estudantes.

Além disso, há os descontos para a comunidade acadêmica da UPF: estudantes, professores e funcionários da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) – UPF, Integrado, UPF TV - e seus dependentes recebem desconto de 20%. Já egressos cadastrados no Programa Elos, professores e funcionários aposentados da FUPF, seus cônjuges e filhos; membros da família de estudantes das mantidas (UPF e Integrado); e professores das redes municipal e estadual de ensino dos municípios/estados conveniados com a FUPF têm direito a 10% de desconto.

Conforme Luciane, também é importante destacar que a Universidade possui diferentes possibilidades de intercâmbio para os estudantes de graduação e de pós-graduação. “Para isso, o interessado em estudar em outro país precisa ter proficiência em outros idiomas, além do Português. Assim, a UPF Mundi está conectada ao processo de desenvolvimento da internacionalização universitária, preparando os alunos para alcançarem suas metas”, comenta, ao ressaltar que uma língua estrangeira pode ser aprendida em qualquer idade, desde que se utilize uma abordagem adequada e com base científica.

“O aprendizado em geral não tem idade, pois ele faz parte da natureza do ser humano. Estudar um idioma é um exercício para o nosso cérebro, fortalece a memória, auxilia na concentração e demais aspectos cognitivos, além de ampliar nossa visão de mundo e possibilitar a interação com novos povos e culturas”, finaliza a docente.

Faça contato com a UPF Mundi
Mais informações sobre os cursos da UPF Mundi podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp (54) 3316-8510, além do e-mail upfmundi@upf.br.