Universidade

UPF é a segunda instituição de ensino mais sustentável do RS

12/12/2023

09:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Camila Guedes

Em um ano, Universidade avançou mais de cem posições no UI GreenMetric World University Ranking 2023, se tornando a 11ª do país

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está entre as instituições de ensino superior mais sustentáveis do Brasil, segundo o UI GreenMetric World University Ranking 2023. A avaliação divulgada nos últimos dias classifica a UPF como a segunda instituição de ensino superior mais sustentável do Rio Grande do Sul e a 11ª do país, entre 43 instituições brasileiras participantes. 

O ranking internacional avalia seis aspectos de desempenho: Ambiente e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Água, Resíduos, Transporte e Mobilidade, Ensino e Pesquisa. No ranking geral, que avaliou 1.183 instituições do mundo todo, a UPF avançou mais de cem posições, passando da 362ª posição em 2022 para a 250ª, em 2023. Quando comparado com o ranking de 2021, o avanço foi de 200 posições em apenas dois anos. 

Para a coordenadora do Centro Acadêmico de Sustentabilidade - Green Office/UPF, professora Dra. Luciana Brandli, essa conquista é resultado do esforço coletivo da comunidade acadêmica e das ações desenvolvidas pelo Green Office.

“O resultado do Green Metric é muito em função da qualidade das informações que se tem e esse é um trabalho que o Green Office está fazendo muito bem, por meio da interlocução com demais setores da instituição. O fato de termos um escritório acadêmico de sustentabilidade elevou muito o nosso valor e os nossos indicadores, porque conseguimos formalizar as ações desenvolvidas e colocar isso em evidência por meio de eventos para toda a Universidade”, pontua a professora.

Entre os tópicos com melhor desempenho, a coordenadora destaca o de ensino e pesquisa e o de gestão de resíduos. “Melhoramos muito na parte da gestão de resíduos, pois conseguimos identificar melhor o que a Universidade faz com seus resíduos, também a questão da curricularização da extensão e do número de publicações de pesquisas na área de sustentabilidade. Nós fazemos muita coisa dentro da UPF e em todas as áreas existem projetos com essa visão ambiental e de sustentabilidade, sem contar a capacidade que o nosso campus tem em termos de organização, de áreas verdes. Então, tudo isso se posiciona na Universidade muito bem no ranking Green Metric”, afirma.

O GreenMetric World University Ranking foi criado pela Universitas Indonésia (UI) em 2010, com a finalidade de medir os esforços de sustentabilidade das instituições. Acesse a lista completa do ranking.