Ingresso

Somos conceito máximo no MEC

19/06/2023

16:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Resultado do recredenciamento realizado junto ao Ministério da Educação apontou a nota máxima para a Instituição

Uma instituição com 55 anos de história, tem no seu currículo muitas fases, desafios, conquistas e superações. Todos esses caminhos tem um diferencial na Universidade de Passo Fundo: foram construídos com a ajuda de muitas mãos. Com esse mesmo espírito, a Universidade passou, nos últimos dias, pelo processo de recredenciamento junto ao Ministério da Educação. A avaliação, realizada pela última vez em 2009, leva em consideração aspectos como planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. E o resultado não poderia ser outro: a UPF é conceito 5, a nota máxima da avaliação.

Projetos de extensão que atuam em todas as áreas do conhecimento e em todos os setores da sociedade; 57 cursos de graduação, 15 mestrados e 9 doutorados. A UPF é uma instituição que faz parte da vida de Passo Fundo e região. Para a reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o momento é de alegria e celebração.

“Conquistar o conceito máximo junto ao MEC no ano em que celebramos 55 anos é, sem dúvida, um grande marco, que faz parte do reposicionamento institucional, em andamento, desde 2018. Temos trabalhado de maneira incansável para que a Universidade se diferencie, ainda mais, pela qualidade dos seus cursos e pela dinâmica em atender às necessidades de uma sociedade que evolui muito rapidamente. Esse resultado não é apenas uma certificação, mas a prova de que um trabalho coletivo, pensado e gerido com cuidado e atenção, faz a diferença”, disse.

A Diretora de Avaliação Institucional, professora Dra. Gladis Hermes Thomé, salientou que a conquista do conceito máximo é fruto de um engajamento que envolveu professores, funcionários e estudantes. “Esse processo, que atesta a qualidade das instituições de ensino superior, mostrou também o quanto a Universidade é forte quando falamos em pessoas. A nota máxima reflete justamente isso: o conceito é nosso”, observou.