Universidade

UPF volta às aulas na terça-feira (20/02)

19/02/2018

15:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande/Arquivo UPF

Comunidade acadêmica retoma atividades na Universidade, que completa 50 anos em 2018

As aulas na Universidade de Passo Fundo (UPF) voltam nesta terça-feira, 20 de fevereiro de 2018, no Campus I, em Passo Fundo, e na estrutura multicampi. A data representará um momento de reencontro com colegas e professores neste ano que será marcado pelas comemorações do cinquentanário da maior instituição de ensino superior da região Norte do Rio Grande do Sul. 

Os calouros serão recepcionados com ações especiais, que serão promovidas por cada Unidade Acadêmica da Instituição. Já os professores, que retornam nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, participarão de uma Aula Magna, que terá como temática “O que é Universidade? Desafios para uma instituição em permanente mudança”, com a presença do professor Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia. A Aula Magna 2018 ocorrerá no Centro de Eventos da UPF, a partir das 19h.

A vice-reitora de Graduação da UPF, professora Dra. Rosani Sgari, ressaltou a expectativa de receber os alunos neste ano especial para a UPF, que completará 50 anos de história. “Queremos dar as boas-vindas aos nossos estudantes, calouros e veteranos, e recebê-los com muito carinho, energia e entusiasmo. Desejamos que se sintam acolhidos e fortalecidos em sua trajetória acadêmica, pois são parte de uma instituição que, há meio século, forma pessoas e profissionais que se somam às suas comunidades para inovar, criar, transformar e qualificar as relações interpessoais, com o conhecimento, com o meio ambiente e com as novas tecnologias de informação”, declarou Rosani.

Sobre a Aula Magna
Promovida pela Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD) da UPF, a atividade inaugura o ano letivo e complementa o intenso processo de formação de docentes iniciado no mês de janeiro. O palestrante será o professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, Doctor of Science Honoris Causa pela McGill University, Canadá. É professor visitante na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard e primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México. É professor convidado da Maestría en Epidemiología da Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Foi reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010 e presidente da Comissão de Implantação e reitor pró-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017). Médico, Ph.D em Epidemiologia e docente da UFBA, tem focado, desde 2010, sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade. É autor dos seguintes livros: Universidade nova: textos críticos e esperançosos (2007); Memorial da universidade nova: UFBA 2002-2010 (2010), em coautoria com Boaventura Sousa Santos; A universidade no século XXI: para uma universidade nova (2008); e, em coautoria com Fernando Seabra Santos, A quarta missão da universidade (2012).