Ensino

10º Seminário de Atualização Pedagógica está com inscrições abertas

04/05/2018

14:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Evento de formação continuada para professores da educação básica ocorre junto com o 8º Encontro de professores e estagiários das licenciaturas

Mais uma vez idealizado pela Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD), juntamente com a área de Prática de Ensino e Estágios, da Faculdade de Educação (Faed), Assessoria de Estágios, com o apoio das unidades de ensino e seus cursos de licenciatura, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece à comunidade de Passo Fundo e região a décima edição do Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica (Semape), realizado em conjunto com o 8º Encontro de professores e estagiários das licenciaturas. Neste ano, as atividades acontecerão nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Eventos, no Campus I da UPF. 

Com uma proposta de educação continuada para professores da educação básica, os eventos têm o propósito de contribuir com o aprimoramento e a qualificação de professores das escolas públicas, principalmente daquelas que recebem os acadêmicos estagiários da UPF. Além disso, a intenção é valorizar e acolher esses profissionais, fortalecendo os vínculos com suas instituições e com os egressos. Neste ano, os trabalhos serão realizados a partir da temática “UPF 50 anos: compromisso com a formação de professores”.

Para a professora Rosani Sgari, Vice-Reitora de Graduação, o Semape, nesta década de existência, já alcançou um significado que ultrapassa os motivos originalmente projetados para o evento. “O compromisso da UPF com a educação séria e responsável está refletivo na atenção e no cuidado desta Instituição com os cursos de licenciatura, ao longo dos seus 50 anos de trajetória, por meio da qualidade dos projetos pedagógicos, do fortalecimento da articulação da Universidade com a educação básica, do desejo da formação integral e cidadã que, verdadeiramente, impacta e transforma a vida das pessoas e de suas comunidades”, pontua.

A programação inclui comunicações orais e minicursos, além de dois painéis: no dia 16, as professoras Dra. Solange Longhi e Dra. Claudia Toldo debatem o tema “Formação de professores: uma história de encontros, legislação e desafios”; no dia 17, o tema “Formação e diálogo interdisciplinar em contextos plurais” será trabalhado pelos professores Dra. Carina Tonieto, Dr. Edison Casagranda e Dr. Miguel Rossetto.

Inscrições e informações
As inscrições para o 10º Semape e para o 8º Encontro de professores e estagiários das licenciaturas estão abertas e podem ser realizadas no site www.upf.br/agenda, no link Inscrições para Eventos. Todas as informações sobre o evento, assim como a programação, podem ser acessadas ou consultadas no site upf.br/semape, pelo telefone (54) 3316-8257 ou pelo e-mail semape@upf.br.

Programação
16/05 – Quarta-feira
15h15min - 16h45min – Comunicações orais (Grupo 1) – Salas das Unidades Acadêmicas
17h - 18h30min – Comunicações orais (Grupo 2) – Salas das Unidades Acadêmicas
19h – Recepção aos inscritos – Auditório do Centro de Eventos
19h30min – Abertura do 8º Encontro de professores e estagiários das licenciaturas
19h45min – Painel “Formação de professores: uma história de encontros, legislação e desafios”, Profa. Dra. Solange Longhi e Profa. Dra. Claudia Toldo 
21h45min – Debate

17/05 – Quinta-feira
7h45min - 8h30min – Recepção aos inscritos e café da manhã – Auditório do Centro de Eventos
8h40min – Abertura do 10º Seminário de atualização pedagógica para professores da educação básica
9h - 11h – Painel “Formação e diálogo interdisciplinar em contextos plurais” – Profa. Dra. Carina Tonieto, Prof. Dr. Edison Casagranda e Prof. Dr. Miguel Rossetto
11h – Debate
12h - 14h – Intervalo 
14h - 17h – Minicursos – Salas das Unidades