Extensão

Doação de sangue em versos gaúchos

30/09/2021

11:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Revista Água da Fonte publica poemas vencedores da campanha Gaúcho Doador – realizada em parceria entre UPF, HSVP, APLetras e 7ªRT

Vencedores do concurso declamaram poemas durante a sessão solene

A grande porta da Academia Passo-Fundense de Letras (APLetras), fechada desde março de 2020, em função da pandemia, reabriu na noite de quarta-feira, 29 de setembro, para uma sessão solene em benefício de uma causa nobre: a doação de sangue. O momento reuniu representantes da entidade, da Universidade de Passo Fundo (UPF), do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e da 7ª Região Tradicionalista (7ªRT) do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) que se uniram na campanha “Gaúcho Doador: doe sangue, mostre o teu valor!”. Na oportunidade foi apresentada a nova edição da revista Água da Fonte que publica os poemas vencedores do concurso cultural lançado no ano passado.

Ao abrir a sessão, o presidente da APLetras, Gilberto Cunha, lembrou que a Academia não recebia o público desde março do ano passado e reabriu especialmente para a sessão solene de apresentação da revista Água da Fonte. Ele enfatizou que desde a sua fundação, em 1938, a APLetras nunca se furtou de lidar com grandes causas da sociedade e que, nesse novo momento, busca estimular, por meio da cultura e da arte, a conscientização das pessoas para a importância da doação de sangue.

Revista Água da Fonte publica pemas vencedores

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, reforçou a importância da união e da parceria entre as diferentes entidades e da sincronia em defesa da vida, como acontece na campanha Gaúcho Doador. “O objetivo central da UPF é a educação, mas uma educação que seja solidária e capaz de responder às demandas da comunidade”, reforçou lembrando que a Universidade está sempre disposta a criar parcerias e contribuir com as diferentes causas da sociedade. Reiterou ainda a relevância da atuação do HSVP no suporte de atendimento à população desde o início da pandemia.

O secretário de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo, Saul Spinelli, representou o prefeito Pedro Almeida, e ressaltou em sua fala a relevância do estímulo à doação de sangue e também do comprometimento da Universidade com o município e a região. “Nesta semana estive em vários compromissos e espaços e, em praticamente todos eles, percebi que a UPF também estava lá. A Universidade está comprometida com a nossa comunidade nas mais diversas áreas”, destacou.

Um componente que não se compra
Presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva destacou em sua fala a importância dos hemocomponentes no atendimento em saúde em diferentes áreas. Ele ressaltou que, embora muitos insumos sejam necessários para o atendimento dos pacientes, a doação de sangue sempre será fundamental, tendo em vista que não é possível produzi-lo de outra forma. A fala foi reiterada pela professora da UPF e responsável pelo Serviço de Hemoterapia do HSVP, Me. Cristiane Rodrigues de Araújo.

Gaúcho Doador
O concurso Gaúcho Doador premiou poemas nas categorias de 8 a 12 anos, 13 a 17 anos e 18 a 60 anos. Durante a sessão solene da APLetras, os vencedores receberam exemplares da revista e puderam declamar seus poemas. A atividade contou ainda com a presença do diretor da Faculdade de Medicina da UPF, professor Dr. Paulo Reichert e da coordenadora da 7ªRT, Vanderléa Belegante Nervo.

Confira os vencedores do concurso:
Categoria 8 a 12 anos:
1º lugar

Poesia: QUANDO CRESCER
Autoria: Ana Flor Spannenberg Vieira
Idade: 9 anos
 
Categoria 13 a 17 anos:
1º lugar

Poesia:  GAÚCHO DOADOR
Autor: Roque do Estreito de Paula
Idade: 15 anos
 
2º lugar
Poesia: PULSANDO NO CORAÇÃO
Autora: Barbara Vitória S. Vieira
Idade: 13 anos
 
Categoria 18 a 60 anos:
1º lugar

Poesia: BRAÇO AMIGO
Autor: Lidio Paulo Hommecker
Idade: 57 anos
 
2º lugar
Poesia: BOA NOVA

Autor:  Alexandre da Rosa Vieira
Idade: 42 anos
 
3º lugar
Poesia: ESTENDE O BRAÇO E MOSTRE TEU VALOR
Autor: Jovem Poeta
Idade: 18 anos