Ensino

Professor da UPF recebe o prêmio Wilmer Souder

23/07/2021

11:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Álvaro Della Bona é o primeiro pesquisador latino-americano a receber a honraria promovida pela International Association for Dental Research (IADR)

Nessa quarta-feira, 21 de julho, a International Association for Dental Research (IADR) entregou, em cerimônia virtual, o prêmio Wilmer Souder Award. Primeiro pesquisador latino-americano a receber a honraria, o professor Dr. Álvaro Della Bona, docente da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UPF, foi o agraciado. Considerada a maior premiação internacional na área de materiais dentários, a premiação é tida como o Nobel da Odontologia.

Pesquisador nível 1 do CNPq, Della Bona recebeu a premiação, que contempla a carreira de pesquisadores prestigiados ao redor do mundo. Della Bona foi o primeiro presidente latino da Academy of Dental Materials (ADM), fundada em Chicago, em 1941, além de ser o primeiro brasileiro a receber o prêmio Paffenbarger Award, em 2000. No ano passado estava entre os pesquisadores de maior influência no mundo. 

Sobre a entrega, o professor destaca a alegria em estar entre os maiores pesquisadores do mundo em sua área de atuação. Segundo Della Bona, este é o mais antigo dos prêmios científicos da IADR, realizado desde 1955. “Sou o primeiro latino-americano a receber esse prêmio que pretende conferir a mais alta honra na área de pesquisa em materiais dentários entre os cientistas que, através da pesquisa nessa área, trazem avanços notáveis a saúde bucal”, ressalta. 

Della Bona também agradeceu a todos que fizeram parte da caminhada, entre eles, seus orientadores James B Summitt (UTHSCSA), Richard van Noort (USheffield), James A A Hood (UOtago), Kenneth J Anusavice and Jack Mecholsky (UF), Jacques E Nör (UMich), e Jeffrey W Stansbury (UColorado). O professor também agradeceu o apoio da família e dos amigos para a conquista do reconhecimento.