Pesquisa e Inovação

PPGOdonto participa de evento sobre inovação em Odontologia e consolida colaboração internacional

22/10/2019

16:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Passo Fundo (PPGOdonto/UPF) participaram de trabalhos no congresso da Academy of Dental Materials (ADM), realizado neste mês de outubro, em Jackson Hole, WY, EUA. A equipe do PPGOdonto, composta pelos estudantes Katia Webber, Queli N. Sonza e Rodrigo Ottoni e pelos professores Dr. Alvaro Della Bona e Dra. Marcia Borba, apresentou resultados relevantes de estudos realizados em colaboração internacional.

O professor Della Bona, ex-presidente da Academia e do evento por dois anos, salienta que o ADM continua sendo uma das maiores fontes de inovação, colaboração e interação na pesquisa mundial em biomateriais odontológicos. “O evento deste ano trouxe muitas novidades em novos materiais e tecnologias aplicados à odontologia, em especial a impressão 3D e a odontologia digital”, destacou o professor.

Além da apresentação, o professor Della Bona esteve reunido com alguns pesquisadores, em especial o Dr. Jason A. Griggs, da Universidade do Mississippi Medical Center (UMMC), para avaliar projetos em colaboração internacional. Conforme o professor da UPF, esses contatos pessoais são oportunos para manter e ampliar as parcerias científicas internacionais e proporcionar uma avaliação mais eficiente dos projetos que o Programa tem em colaboração. “Na reunião presencial com o Dr. Griggs, foi analisado o progresso realizado e ponderado sobre o planejamento de projetos em andamento, assim como foi a reunião que a professora Márcia e eu realizamos com o Dr. Yu Zhang, da New York University (NYU), também durante o evento da ADM. Esses projetos com essas universidades foram os únicos aprovados na UPF no último edital Capes-Fapergs de consolidação da internacionalização dos PPGs do RS”, ressaltou Della Bona.

A contínua participação em eventos internacionais tem proporcionado inúmeras atividades de colaboração internacional com diversos centros de pesquisa. Além das universidades do Mississippi e de Nova Iorque, envolvidas diretamente nos trabalhos apresentados, o grupo do PPGOdonto tem colaboração efetiva e atual com outras grandes Universidades de todo o mundo, entre elas: Universidade de Granada, Universidade da Florida, Universidade do Colorado e Universidade de Michigan. 

Para Della Bona, essa colaboração é essencial para acompanhar o progresso incrivelmente rápido da ciência e tecnologia, mantendo grupos de pesquisa como o do PPGOdonto em condições de produzir conhecimento inovador e preparar seus alunos de forma diferenciada para o mercado de trabalho. “A participação de professores e alunos em eventos é extremamente importante para o crescimento e consolidação de qualquer programa de pós-graduação. As atividades de pesquisa, docência, colaboração entre pesquisadores e a renovação de conhecimentos são sempre precursoras de atividades futuras de grande relevância para qualquer centro de pesquisa ou universidade”, enfatiza o professor.