Pesquisa e Inovação

Pesquisa investiga a influência da saúde bucal na prática do futebol profissional

30/01/2019

11:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Cerca de 100 atletas já participaram da pesquisa. A próxima rodada de exames e aplicação de questionário ocorre na segunda quinzena de fevereiro

Um projeto desenvolvido na Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF) pesquisa a Influência da saúde bucal nas atividades profissionais de jogadores de futebol. Entre as equipes que já participaram da pesquisa estão o G.E. Brasil e o E.C. Pelotas, da cidade de Pelotas, o S.C. São Paulo de Rio Grande e o E.C. Passo Fundo. Na segunda quinzena de fevereiro, outros dois times já estão pré-agendados: o S.C. Gaúcho de Passo Fundo e o Ypiranga de Erechim.

O projeto de pesquisa visa avaliar as condições de saúde bucal de atletas de futebol profissional, avaliando alguns agravos como cárie dentária, doença periodontal, disfunção temporomandibular e a ocorrência de traumatismos dentários e craniofaciais durante a prática do esporte.  De acordo com o pesquisador e coordenador do projeto, professor Dr. Kaue Farias Collares, além disso, a intenção do estudo é traçar um perfil epidemiológico desses atletas e avaliar a relação desses agravos odontológicos nas atividades diárias dos jogadores e com a frequência de lesões musculares. 

A odontologia esportiva é uma das especialidades mais novas da odontologia e existem poucos estudos relacionados a saúde bucal de atletas. “É uma população pouco investigada na odontologia. Poucos clubes dão importância à saúde bucal dos jogadores. Em pré-temporada, por exemplo, os atletas fazem todos os tipos de exames médicos, menos os odontológicos. Às vezes, eles estão bem fisicamente, mas apresentam vários problemas bucais que podem influenciar nas suas atividades diárias”, observa o coordenador da pesquisa.

Além de todo ganho científico, o projeto de pesquisa também pretende estimular os clubes envolvidos a promoverem os cuidados relacionados à saúde bucal, que influencia na qualidade de vida das pessoas. “Ainda não temos como afirmar que os problemas bucais influenciam no rendimento do atleta, mas já sabemos que a saúde bucal resulta em uma melhor qualidade de vida, como apontam várias pesquisas em outras populações”, enfatiza Collares.
 
O projeto também é composto por uma equipe de acadêmicos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia, que auxiliam na aplicação de questionários e exames bucais. A análise dos dados deverá ser feita em março. Cerca de 100 atletas já participaram da pesquisa e os pesquisadores já perceberam uma tendência da influência da saúde bucal nos atletas, mas a ideia é aumentar o número de investigados para um resultado mais concreto.  

Atletas do E.C. Passo Fundo participaram da pesquisa em janeiro
Uma das recentes equipes que integraram a pesquisa foi o E.C. Passo Fundo. A Atividade ocorreu no início do mês de janeiro, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), campus I da UPF. Cerca de 20 jogadores foram examinados. 

A próxima ação do projeto envolverá o S.C. Gaúcho e o Ypiranga de Erechim, na segunda quinzena de fevereiro.

A atividade no S.C. Gaúcho foi acompanhada pela equipe de reportagem da UPFTV e pode ser conferida no link.