Pesquisa e Inovação

Pesquisa desenvolvida no PPGOdonto é premiada em congresso internacional

06/03/2020

10:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da Universidade de Passo Fundo (UPF), Katia Raquel Weber, foi contemplada com o 1º  lugar na categoria pôster do Congresso Mississippi Academy of Science (MAS), realizado no mês de fevereiro, em Biloxi (MS, EUA).  Katia apresentou parte de sua tese de doutorado, em que estuda como os métodos laboratoriais de pesquisa podem simular de forma mais fiel o ambiente oral em que se encontram as restaurações dentárias. O projeto é interdisciplinar e envolve conhecimentos da área da saúde e também das engenharias, por isso foi premiado pela Divisão de Física e Engenharia do congresso.

Também participou do evento o doutorando Rodrigo Ottoni, que apresentou sua pesquisa com enfoque em novas tecnologias de produção de restaurações, como CAD-CAM e impressão 3D. O congresso envolveu atividades como simpósios, oficinas e apresentação de trabalhos em diversas áreas do conhecimento, como saúde e engenharias.
 
Katia e Rodrigo são orientados da professora Dra. Márcia Borba e encontram-se em período de estágio sanduíche no Centro Médico da Universidade do Mississippi (MS, EUA), sob supervisão do professor Dr. Jason Griggs. Ambos são bolsistas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES (PDSE). Segundo Márcia, o estágio em instituições de ensino do exterior é muito importante para o crescimento profissional e pessoal dos futuros pesquisadores e docentes. “Essa experiência permite um intercâmbio de conhecimento e cultura, aprimora a comunicação na língua inglesa e qualifica as pesquisas”, comentou.