Pesquisa e Inovação

Oportunidade transformadora

31/05/2023

10:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Odontologia na UPF, Pedro Henrique Wentz compartilha sua experiência no doutorado-sanduíche

Um divisor de águas. Assim, Pedro Henrique Wentz Tretto define sua experiência no doutorado-sanduíche. Egresso do curso de Odontologia da UPF, hoje Pedro é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e no período de novembro de 2022 a abril de 2023, ele teve a oportunidade de estudar na The University of Mississippi, nos Estados Unidos. Perto de concluir o doutorado, ele compartilha como essa experiência foi transformadora na sua carreira.

- Como surgiu sua vontade de seguir na pós-graduação Stricto Sensu?

Quando finalizei a minha primeira especialização (Cirurgia), eu tive uma oportunidade de estudo/trabalho no Rio de Janeiro. Lá, em um dos locais que trabalhei, conheci uma professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dra. Maria Elisa Rangel Janini, que me apresentou o meio acadêmico e me deu a oportunidade de ser aluno ouvinte do programa Stricto Sensu. A Dra. Maria Elisa é uma pessoa e professora fantástica, que me inspirou a entrar na pós-graduação Stricto Sensu, por quem tenho enorme gratidão.

- Você teve contato com a pesquisa durante a graduação?

Durante a graduação eu não tive contato com pesquisa. No período em que cursei Odontologia, o curso passava por um momento de transição entre professores antigos e novos. Apesar de não ter tido muito contato com pesquisa durante a graduação, a minha formação em Odontologia na UPF com esses professores com uma longa carreira na instituição foi incrível, o conhecimento teórico e principalmente a habilidade e experiência clínica deles foram fundamentais no meu desenvolvimento como dentista. Eles são um exemplo de ética profissional e agradeço a todos eles, principalmente ao Prof. Dr. Tadeu da Rocha Pereira.

- Fale um pouco sobre a sua pesquisa.

Nós estamos estudando a resistência de implantes dentários de diâmetro reduzido em diferentes materiais de suporte para a realização dos testes. Estamos utilizando diferentes metodologias para as análises, entre elas: Teste de fadiga; Microtomografia e Microscopia eletrônica de varredura.

- E a oportunidade de fazer doutorado sanduíche, como surgiu?

Meu orientador no doutorado em Odontologia da UPF, Prof. Dr. Alvaro Della Bona, tem uma parceria de longa data com o Dr. Jason Griggs da University of Mississippi Medical Center (UMMC). Esse vínculo foi fundamental para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa em parceria com uma instituição de outro país e, portanto, para a oportunidade do doutorado sanduíche. Além dessa parte, meu orientador sempre me incentivou a realizar o doutorado sanduíche, me mostrou o quão transformador seria isso para a minha carreira.

- Hoje você está no Estados Unidos, certo? Como era sua rotina de estudos? E como foi essa experiência?

Eu estava nos Estados Unidos, em Jackson – Mississipi. Minha rotina de estudos se baseou principalmente no treinamento em metodologias de pesquisa seguido por atividades nos laboratórios na universidade, com a utilização dessas metodologias no desenvolvimento da minha pesquisa. Concomitantemente, eu participava de aulas do programa de PHD em Biomaterial Science da UMMC, reuniões semanais do grupo de pesquisa que eu fazia parte, e do Journal Club (onde dados preliminares de pesquisas em desenvolvimento e artigos científicos eram apresentados pelos alunos e discutidos). Além disso, tínhamos diversas atividades culturais e de integração na universidade.

Trabalhar com colegas de outra área (engenheiros) me trouxe uma visão completamente diferente. Mostrou como é importante o trabalho multidisciplinar no desenvolvimento das pesquisas científicas e aprendi muito com isso.

- De que forma você acredita que o doutorado sanduíche vai contribuir para sua formação pessoal e profissional?

O doutorado sanduíche é um divisor de águas em minha vida. Como professor e pesquisador, o conhecimento proporcionado por essa experiência é gigantesco, mas a formação pessoal gerada nessa jornada é inexplicável. Eu tive a oportunidade de conhecer uma nova cultura, um país que sempre quis ir, pessoas de todos os lugares do mundo. O que eu sou hoje é um muito diferente do que era ontem. O período de doutorado sanduíche é um marco na minha vida e, se eu pudesse, não hesitaria em fazer tudo novamente.

Últimos dias de inscrições

Se você, assim como Pedro, quer viver experiências transformadoras como o doutorado-sanduíche, fique ligado: estamos nos últimos dias de inscrições para os mestrados e doutorados da UPF. Conheça todos os nossos Programas de Pós-Graduação e faça sua inscrição em upf.br/pos.