Pesquisa e Inovação

Nos EUA, professora da UPF realiza atividades de ensino e pesquisa

22/09/2022

13:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Ao desenvolver o projeto de pesquisa “Tolerância a dano de materiais restauradores odontológicos”, a professora Dra. Márcia Borba, docente do curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UPF, firmou parcerias que permitem a ampliação das ações. Em recente viagem aos EUA, ela esteve visitando a Universidade da Pensilvânia (UPenn), na Filadélfia, onde conta com a colaboração do professor Dr. Yu Zhang, docente da UPenn. 

A professora lembra que a parceria com o Dr. Yu Zhang teve início durante o estágio pós-doutoral realizado na Universidade de Nova Iorque (NYU). Segundo a docente, após a finalização do estágio, os dois pesquisadores planejaram um novo projeto de colaboração, que foi submetido e aprovado no Edital Fapergs/Capes - Programa de Internacionalização da Pós-graduação no RS. “Este edital prevê visitas (missões) às universidades para intercâmbio de professores e alunos. A primeira visita ocorreu em março de 2020, quando o professor Yu Zhang ainda estava na NYU. A segunda visita, agora em setembro, foi na nova instituição de ensino do pesquisador, na UPenn. Durante a visita foram realizadas atividades de pesquisa, envolvendo coleta de dados, discussão de resultados, redação de artigos e planejamento de novos projetos”, relatou Márcia.

De acordo com ela, a colaboração internacional qualifica tanto o ensino como a pesquisa da UPF, além de proporcionar oportunidade de intercâmbio para os alunos. Ao pontuar que o PPGOdonto alcançou, recentemente, o conceito 5, da Capes, ela destacou ainda que a internacionalização é um ponto muito importante nos processos de avaliação. “A evolução do Curso de Odontologia e do PPGOdonto nos indicadores nacionais e internacionais é reflexo da dedicação dos docentes em manter e criar novas parcerias com as universidades, participar de eventos, desenvolver pesquisas e publicar artigos de alto impacto científico”, salientou.

Participação em seminário de Universidade Americana
A professora também visitou o Centro Médico da Universidade do Mississippi (UMMC, Jackson, EUA) para atividades de ensino e pesquisa. A docente ministrou o curso “Novel translucent zirconia for monolithic prosthesis: potentials and limitations”, em que apresentou aos docentes e alunos da Faculdade de Odontologia da UMMC dados de estudos desenvolvidos na UPF.
 
Segundo ela, o seminário teve como tema os novos tipos de cerâmicas disponíveis para produzir próteses dentárias, seus potenciais e limitações. “Existe um grande avanço na Odontologia Digital, o que impulsionou também o desenvolvimento de novos materiais para reabilitação dos pacientes. Esse é um tema muito estudado no PPGOdonto, na linha de pesquisa de Biomateriais e Odontologia Reabilitadora, e no PPGPPF”, contou Márcia.
 
Parceria entre UPF e UMMC
A docente ainda colabora com o professor Jason Griggs, colaboração que começou durante o período de doutorado sanduíche (intercâmbio) da professora na UMMC. A partir disso, a parceria científica evoluiu e diversos projetos colaborativos estão em andamento. Em 2018 e 2019, os alunos de doutorado da docente no PPGOdonto, Katia R. Weber e Rodrigo Ottoni, também realizaram seus estágios na UMMC. Além disso, o professor Jason é colaborador do projeto “Otimização do Desempenho Clínico de Próteses Cerâmicas: Análise Numérica e Experimental” aprovado pela docente no Edital Pesquisador Gaúcho da Fapergs e esteve visitando a UPF em julho de 2022.

A parceria com a UMMC já é consolidada no PPGOdonto, sendo que existe um acordo oficial com a UPF. De acordo com Márcia, esse intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes instituições de ensino é muito importante para qualificar o ensino e a pesquisa.