Pesquisa e Inovação

Internacionalização UPF: docente do PPGOdonto realiza diversas ações nos Estados Unidos

06/04/2022

10:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Com a diminuição dos casos de Covid pelo mundo e a flexibilização das regras sanitárias, as viagens e atividades internacionais vem, aos poucos, sendo reestabelecidas. Buscando ampliar parcerias e aprofundar conhecimentos, o professor Dr. Álvaro Della Bona realizou, no mês de março, uma série de atividades nos Estados Unidos

De 22 a 27, o professor esteve em Atlanta, palestrando para a Associação Americana de Pesquisa Odontológica (AADOCR). De acordo com ele, esse foi um dos primeiros eventos presenciais de âmbito internacional pós-pandemia. O encontro foi realizado no formato híbrido, mas, segundo Della Bona, muitos participantes estiveram presencialmente, somando mais de 5 mil pessoas. “Minha palestra foi sobre impressão 3D de vários tipos de próteses odontológicas, com base nos resultados do pós-doutorado realizado na Universidade do Colorado em 2020, com apoio da Capes e Fapergs. Além disso, muitas informações que apresentei foram geradas no nosso PPGOdonto UPF com atuação de nossos alunos”, comenta.

O professor também realizou atividades na University of Mississippi Medical Center (UMMC), em Jackson, contemplando as ações descritas no projeto de internacionalização da pós-graduação, fomentado pela Fapergs. Ele relata que essas atividades envolvem a colaboração em projetos de pesquisa e a orientação reciproca de pós-graduandos. 

O chefe de departamento na UMMC, Dr. Jason A Griggs, é colaborador de longa data e organizou uma intensa agenda de atividades para a semana em que o professor esteve na universidade. Entre elas, a atualização sobre o progresso dos projetos de pesquisa desenvolvidos em conjunto, palestras, apresentação e discussão de protocolos de pesquisa em desenvolvimento por ambos programas de pós-graduação (UMMC e UPF), realização de procedimentos de pesquisa utilizando equipamentos de alta tecnologia presentes na UMMC, e planejamento de futuros projetos em colaboração. “É importante mencionar que a UPF e a UMMC têm acordo oficial de colaboração, o que facilita essas atividades. Na sequência, nesse ano de 2022, teremos mais um doutorando do PPGOdonto-UPF iniciando estágio doutoral na UMMC, em novembro, e ainda a visita do Dr. Griggs, em maio ou junho ao PPG”, relata Della Bona.

Para o docente, essas atividades consolidam a atuação do PPGOdonto no cenário internacional. “Essas parcerias, encontros e formações, contemplam o plano de ação do Programa quanto a internacionalização, intensificação de atividades em parceria, oxigenação e aumento da qualidade dos produtos científicos gerados pelo Programa”, frisa, lembrando da participação da Fapergs/Capes no apoio a realização dessas atividades por meio dos vários fomentos obtidos.