Pesquisa e Inovação

Docente da UPF aprova projeto internacional para pesquisa clínica odontológica

05/05/2023

14:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A docente Márcia Borba, do curso de Odontologia da UPF, recebeu apoio do International Team of Implantology (ITI) para desenvolver um estudo clínico com prótese sobre implante no Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto/UPF). O ITI é uma associação global de profissionais da área de implantodontia e tem sede na Suíça. 

Em 2018, a professora Márcia teve um projeto aprovado no edital de internacionalização da pós-graduação no RS da Fapergs/CAPES. Um dos requisitos do edital era a submissão de um novo projeto do mesmo grupo de pesquisa para agências de fomento internacionais. A partir disso, o grupo planejou o novo estudo, que foi aprovado recentemente e conta com a colaboração do professor Yu Zhang, da Universidade da Pensilvânia (UPenn), Estados Unidos. 

Segundo a docente, a ampla experiência no estudo e caracterização de cerâmicas odontológicas do grupo de pesquisa em Biomateriais é a base para o delineamento da pesquisa clínica. Em abril deste ano, a professora também esteve visitando a UPenn para atividades de pesquisa e ensino, e planejamento das próximas etapas do estudo.

Sobre o estudo
O estudo clínico experimental proposto pela professora irá avaliar a longevidade de próteses sobre implante de dois tipos de cerâmicas à base de zircônia. Os tratamentos serão realizados utilizando o fluxo digital, em que imagens da boca do paciente são obtidas através de escaneamento, a prótese é planejada e desenhada em softwares, para depois ser produzida por um equipamento de fresagem (tecnologia CAD/CAM). A previsão é iniciar o recrutamento de voluntários a partir de julho de 2023.

Além da contribuição científica, o desenvolvimento da pesquisa clínica irá permitir que docentes, alunos e pacientes do curso de Odontologia tenham contato com tecnologias e materiais de última geração. O apoio à pesquisa e à internacionalização é extremamente importante para o desenvolvimento da sociedade, já que o impacto é positivo tanto dentro como fora da Universidade.