Pesquisa e Inovação

Consolidando a colaboração internacional

28/06/2019

11:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Docente da Faculdade de Odontologia e do PPGOdonto, Dr. Alvaro Della Bona apresentou resultados de pesquisas em evento no Canadá

De 19 a 22 de junho, pesquisadores de diversos países estiveram reunidos durante o Congresso da International Association for Dental Research (IADR). O encontro, considerado o maior na área de pesquisa em odontologia, ocorreu em Vancouver, no Canadá. O professor Dr. Alvaro Della Bona, docente da Faculdade de Odontologia (FO) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da Universidade de Passo Fundo (UPF), participou da atividade. Na oportunidade, ele apresentou trabalhos e resultados obtidos em pesquisas desenvolvidas pela Instituição.

Além da apresentação, o professor Della Bona fez parte da Comissão de Avaliação do prêmio de melhor trabalho de jovem pesquisador, que contou com candidatos de diversos lugares do mundo. “Foi muito legal ouvir jovens pesquisadores do mundo todo apresentando resultados de estudos que podem revolucionar a ciência”, ressaltou.

Della Bona recorda que participa do Congresso da IADR desde 1991, apresentando trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UPF ou em centros de pesquisa onde ele realizou sua formação de pós-graduação no exterior. “Esse foi mais um estudo de abrangência internacional. Nosso grupo de pesquisas no PPGOdonto interage contínua e intensamente com outros grandes centros de pesquisa, resultando em trabalhos de qualidade e impacto inovador. Alguns dos nossos recentes trabalhos foram usados como referência para fundamentar parâmetros de normas ISO, o que demonstra o alto nível e qualificação dos nossos trabalhos”, destaca, registrando que o trabalho apresentado foi a pesquisa “What test should be used for color vision deficiency in dentistry?”.

Em Vancouver, o tópico apresentado abordou “cor em odontologia”, com informações de estudos desenvolvidos a partir de diversas parcerias, entre elas uma colaboração internacional com as universidades do Texas e Granada. Della Bona pontua que, atualmente, o grupo da UPF é o que mais publica com fator de impacto alto, com mais de 15 publicações internacionais em conjunto. Entre os resultados, estão citações em artigos e subsídios para duas normas ISO (normas que certificam produtos e serviços em várias organizações no mundo todo), como a ISO/TR 28642:2016 (Dentistry - Guidance on colour measurement) e a ISO 7491:2017 (Dental materials - Determination of colour stability). 

Para Alvaro, a contínua participação em eventos internacionais tem proporcionado inúmeras atividades de colaboração internacional com diversos centros de pesquisa. Além das universidades do Texas e de Granada, o grupo tem colaboração efetiva e atual com a Universidade de Mississippi (UMMC), a Universidade de Nova Iorque (NYU), a Universidade de Sheffield (US), a Universidade de Otago (UO), a Universidade da Florida (UF), a Universidade de Oregon (OHSU), a Universidade de Michigan (UM), a Universidade de Hong Kong (HKU) e a Universidade de Singapura. “Essa colaboração é essencial para acompanhar o progresso incrivelmente rápido da ciência e da tecnologia, mantendo grupos de pesquisa como o nosso no PPGOdonto em condições de produzir conhecimento inovador e preparar seus alunos de forma diferenciada para o mercado de trabalho. A participação de professores e alunos em eventos é extremamente importante para o crescimento e a consolidação de qualquer programa de pós-graduação”, frisa.

Após o Congresso da IADR, o Dr. Della Bona foi convidado pelo Dr. Jeff Stansbury para conhecer a Universidade do Colorado e seus centros de pesquisa. Lá, ele palestrou e participou do planejamento de trabalhos em colaboração.