Pesquisa e Inovação

Conhecimento que não tem fronteiras

09/06/2022

14:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Seja por meio do ensino ou da pesquisa, na Faculdade de Odontologia, o conhecimento não tem barreiras geográficas

A troca de conhecimentos, a construção coletiva de soluções para demandas da sociedade e a busca por novas formas de fazer, são alguns dos objetivos das parcerias internacionais desenvolvidas pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo. No Programa do Pós-Graduação em Odontologia, professores e estudantes levam conhecimento e trazem novas ferramentas que qualificam a formação e também o atendimento à comunidade.

Um dos exemplos dessa movimentação é o trabalho feito pelo professor Dr. Álvaro Della Bona. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), e dentro das ações para promover a internacionalização da pós-graduação, nos últimos dias a comunidade acadêmica recebeu a visita dos professores Dr. Jason A Griggs e Dr. Michael Roach, da Universidade do Mississippi (UMMC).

Na oportunidade, os estudantes puderam apresentar seus trabalhos de pesquisa, em língua inglesa, para os convidados. Ao longo de uma semana em que permaneceram na UPF, os professores abordaram temas como o uso de inteligência artificial para otimizar implantes dentários e os métodos utilizados em seus estudos e práticas nos Estados Unidos. Um dos aspectos abordados por eles, foi a diferença de cultura na formação do profissional de odontologia e no uso dos materiais na prática profissional.

O professor Jason Griggs ressaltou a parceria mantida com o Della Bona há mais de 20 anos e pontuou que a troca de conhecimentos é fundamental para a evolução da odontologia. “Eu aprecio muito o trabalho do professor Della Bona. Aqui no Brasil e nos EUA temos diferentes métodos de aplicação, mas temos uma cooperação de muito tempo e o nosso trabalho tem ajudado a compreender as diferentes culturas, diferentes formas de ensino e de instrumentos na odontologia. Uma oportunidade para trocar informações, crescer, melhorar e conhecer melhor o potencial dos estudantes ao redor do mundo”, frisou.

Para Michael Roach, a oportunidade de conversar com estudantes foi gratificante. “É uma grande oportunidade trabalhar junto com o professor Della Bona e com o professor Griggs, conhecendo novas culturas, no uso de materiais e na aplicação dos conhecimentos, permitindo a troca de experiências”, observou o professor.

Della Bona destacou a importância da internacionalização da formação e chamou a atenção para os estudantes, lembrando que eles precisam, cada vez mais, serem profissionais qualificados não apenas no Brasil, mas de forma global. “As parcerias que firmamos, os cursos que promovemos, são esforços para que o profissional formado aqui na UPF tenha condições de atuar em qualquer lugar do mundo. Um diferencial que a UPF pode oferecer aos seus estudantes”, destacou o pesquisador.