Pesquisa e Inovação

Conhecimento para melhorar o sorriso

06/09/2019

08:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A busca por um sorriso bonito, com dentes alinhados e esteticamente perfeitos tem movimentado os consultórios odontológicos em todo o mundo. Novidades, tecnologias recentes e possibilidades de maior qualidade da saúde bucal são alguns dos fatores que levam os pacientes à essa procura. Pensando na formação dos futuros profissionais, o professor Dr. Álvaro Della Bona, docente da Faculdade de Odontologia (FO) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da UPF, tem participado de cursos e palestras abordando a temática das lentes de contato e esclarecendo aspectos polêmicos da área.

De acordo com Della Bona, lentes de contato é uma terminologia nova para laminados ou facetas em cerâmica. Adotada no Brasil recentemente, ela está sendo cada vez mais procurada. “O que ocorre é que as pessoas estão falando sem adequado embasamento científico, por isso fui chamado para falar, pois esse embasamento não existe na literatura. A lente é um laminado de cerâmica mais fino, que somente foi possível graças ao advento do CAD/CAM, uma máquina que usina essas cerâmicas num formato mais delicado, com a resistência suficiente”, explica, ressaltando que, para ser chamada de lente de contato, o material precisa ter menos 0.3 mm de espessura.

Ele esclarece que as lentes têm que ficar contidas no esmalte dentário. “Se ultrapassar, se o desgaste for além do esmalte, aí ela estará em dentina e não poderá ser chamada de lente de contato, justamente por ser mais espessa. O termo popularizou e há uma confusão entre os profissionais. Alguns dizem que estão trabalhando com lentes de contato, mas na realidade, então fazendo facetas”, destaca.

Por esse motivo, o professor tem sido chamado para participar de eventos de formação em todo o país, justamente para apresentar as informações e trabalhar a diferença nas terminologias.

No mês de agosto, o docente integrou a programação da 17ª Jornada Odontológica Sul-Riograndense, ocorrida em Gramado. O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Odontologia – Seção RS (ABO-RS) trouxe novas visões sobre os avanços na área da Odontologia, promovendo debates entre profissionais com notório conhecimento clínico e científico do Rio Grande do Sul e de outros Estados. “O evento foi um grande sucesso, ultrapassando a expectativa de público e em local privilegiado do nosso Estado. A capacitação dos 33 palestrantes proporcionou aos quase 700 participantes do evento muita informação qualificada”, destaca Della Bona. 

O evento também contou com mais de 120 trabalhos científicos onde os alunos da graduação da FO e do PPGOdonto estiveram presentes divulgado seus estudos.