Ensino

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial em pauta na UPF

13/04/2018

15:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Universidade de Passo Fundo promove III Encontro Gaúcho de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Nesta sexta-feira, 13 de abril, a Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade de Odontologia (UPF/FO), da Área de Cirurgia Bucomaxilofacial e do Programa de Residência Profissional em CTBMF (UPF / Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo / Hospital da Cidade), está promovendo, ao longo de todo o dia, o III Encontro Gaúcho de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.

O evento é coordenado pelos professores Dr. Ferdinando de Conto e Dr. Renato Sawazaki, com apoio do Diretório Acadêmico Rubens Maciel. O Encontro teve início há quatro anos, por iniciativa da UPF, e acontece bienalmente. “Esse evento reúne os centros de formação em cirurgia bucomaxilofacial do Rio Grande do Sul. Na primeira edição, eram as escolas e as faculdades de Odontologia. Na segunda edição, começamos a encaminhar para os centros de referência em residência, que é a formação ideal em cirurgia e nós temos uma das três do estado. Marcamos esse encontro gaúcho bienalmente para que seja um evento com as residências, nessa edição representado por profissionais de Porto Alegre, Passo Fundo e Pelotas”, disse de Conto. 

Conforme o professor Ferdinando de Conto, o profissional que trabalha com cirurgia bucomaxilofacial atua nos hospitais, ou seja, fora do ambiente convencional de um odontólogo, razão pela qual se justifica a relevância de proporcionar momentos de discussão e atualização. “Dentro dessa especialidade, nós conseguimos fazer de Passo Fundo uma referência para esse tipo de encontro, com isso, recebemos participantes de vários lugares”, afirmou.

O Encontro conta com a apresentação de short cases e com palestras, dentre as quais a da Dra. Marília Gerhardt, que falará sobre “laserterapia e trauma”; a do Dr. Marcio de Moraes, que aborda o tema “Cirurgia ortognática”; e a do Dr. Antônio Cesar Fogaça sobre “Trauma e reconstrução”. “Conversar com residentes e alunos de graduação é muito importante para os futuros profissionais no sentido de que isso consiste em um estímulo para que executem suas ações da melhor forma possível, especialmente no atendimento aos pacientes, pensando nos cuidados, no planejamento e no bom resultado do procedimento”, destacou Moraes, que é chefe da área de Cirurgia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp.