Pesquisa e Inovação

Aula inaugural marca o início das atividades do PPGOdonto

06/04/2018

16:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Atividade foi realizada na tarde desta sexta-feira, com a presença do professor Rafael Ratto de Moraes, da Universidade Federal de Pelotas

Uma aula inaugural marcou o início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Passo Fundo (PPGOdonto/UPF). A atividade foi realizada no auditório da Faculdade de Odontologia (FO) e teve a presença do professor Dr. Rafael Ratto de Moraes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que falou sobre o tema “Quando dura uma restauração?”. Estiveram presentes também o diretor da FO, professor Dr. Álvaro Della Bona e a coordenadora do PPGOndonto, professora Dra. Paula Benetti. 

A aula inaugural reuniu, além dos mestrandos e doutorandos do Programa, alunos do curso de especialização em Endodontia e acadêmicos do primeiro nível do curso de graduação em Odontologia. “A gente sempre faz uma aula inaugural do ano e escolhe uma pessoa para falar porque é um marco importante, as pessoas têm que sentir que está começando o ano e que elas estão iniciando no Programa. Para isso, sempre escolhemos um tema diferente, mas que venha a agregar o conhecimento das pessoas e aí a gente abre para graduação também porque é necessário fazer essa interação, isso é aconselhável e os alunos só têm benefícios com isso”, explicou o diretor da FO. 

Neste semestre, de acordo com a coordenadora, o Programa dá as boas-vindas a 50 mestrandos e doutorandos. Em sua fala, a professora destacou a satisfação de dar início às atividades do ano e também ressaltou a importância da participação dos alunos do lato sensu e da graduação. “Eu queria enfatizar que o PPG, apesar de parecer distante muitas vezes, dos cursos de graduação ou do lato sensu, está receptivo a parcerias. Essa troca de conhecimentos entre a graduação e a pós-graduação, em diferentes níveis, é bem interessante. Sintam-se sempre bem-vindos a vivenciar essa colaboração mútua com o Programa”, completou. 

O professor Rafael de Moraes é docente da UFPel e, recentemente, deixou o cargo de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Instituição. É presidente do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD), membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica e da Academy of Dental Materials. “O professor Rafael é um colaborador intenso do nosso programa, ele vem sempre a Passo Fundo, nós vamos muito seguido a Pelotas, então a colaboração UPF-UFPel na área da Odontologia é intensa. Nós escolhemos ele por essa colaboração e porque ele é um sujeito que está bem atualizado nesta área do conhecimento, que é uma área que atrai muito a atenção das pessoas na Odontologia”, comentou o professor Della Bona.