Ensino

Seminário Especial do PPGL aborda o significado linguístico em perspectivas

11/10/2022

08:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Nos dias 4, 6 e 7 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) realizou a disciplina obrigatória de Seminário Especial I e II. O tema deste ano foi “O significado linguístico em perspectiva(s)” e as aulas foram ministradas pela professora Dr. Ana Paula El-Jaick, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A disciplina partiu de três tópicos acerca da significação, de “A linguagem como representação do real”, passando por “A linguagem como representação da mente” e terminando com “A linguagem vista como ação". Os títulos de cada aula foram: a relação entre linguagem, mundo e mente; a linguagem como prática; desconstrução, niilismo, relativismo; e linguagem e poder. 

Fazendo uma tomada histórica, a professora Dr. Ana Paula EL-Jaick iniciou sua exposição a partir de tópicos de filosofia da linguagem e da relação entre os nomes e o mundo, fazendo uma tomada histórica desde Platão até a virada linguística, no século XX, com a pragmática fundamentada nas meditações filosóficas de Wittgenstein.
A partir de então foi possível abordar aspectos que contrapõem as perspectivas linguísticas estruturais, como a própria hipótese Sapir-Whorf e algumas de suas possíveis interpretações acerca da constituição da linguagem e, por sua vez, da significação.

Segundo a professora Dra. Claudia Stumpf Toldo Oudeste, coordenadora do PPGL, os temas abordados e as discussões durante as aulas foram proveitosos e enriquecedores, visto que participaram alunos de várias áreas diferentes, como: linguística, literatura, psicologia, filosofia. Dessa forma, várias relações foram feitas entre a filosofia da linguagem, apresentada pela professora, e as áreas específicas de cada acadêmico participante da disciplina. "Mais uma vez, o PPGL realiza uma experiência interdisciplinar em uma de suas disciplinas, com a presença de uma docente externa ao Programa com reconhecimento acadêmico na pós-graduação stricto sensu", destaca a professora.

Sobre a professora

A Dra. Ana Paula El-Jaick, além de ser professora associada da Faculdade de Letras na UFJF, possui pós-doutorado no Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), tendo desenvolvido estágio doutoral na École Normale Supérieure (Paris). É mestre em Letras, também pela PUCRJ (2005), graduada em Letras (2005) e em Direito (1999) pela UFF. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Filosofia da Linguagem. Seu atual projeto de pesquisa é “Discurso como monumento e outras epistemologias”.