Pesquisa e Inovação

Programas de pós-graduação da UPF avançam na avaliação da Capes e têm qualidade reconhecida

13/09/2022

10:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Mestrados e doutorados conquistaram novas notas, avançando no reconhecimento pela qualidade da pesquisa e da produção do conhecimento

A qualidade dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Passo Fundo (UPF) é de conhecimento da comunidade geral e científica. Por meio do comprometimento do corpo docente e dos mestrandos e doutorandos, e do esforço institucional para promover a pesquisa e a inovação dentro dos espaços formativos, a Universidade alcançou novos conceitos, avançando ainda mais no reconhecimento e na confiança da ciência desenvolvida. Em uma nova avaliação divulgada pela Capes, seis dos 15 programas da Instituição apresentaram crescimento nos conceitos obtidos.

Com nota 5, que representa muito bom nos índices de avaliação, estão os Programas de Educação, Engenharia Civil e Ambiental, Envelhecimento Humano, Letras e Odontologia. Também avançaram na avaliação os Programas de Administração, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Computação Aplicada. Seguiram com suas notas anteriores os Programas de Agronomia, Bioexperimentação, Ciências Ambientais, Direito, Ensino de Ciências e Matemática, História e Projeto e Processos de Fabricação.

Para o pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda, mesmo em um cenário não favorável para a pesquisa e formação qualificada, a Universidade de Passo Fundo seguiu investindo na consolidação dos programas de pós-graduação stricto sensu, justamente por acreditar no papel da ciência como norteadora de uma universidade inovadora. Para ele, a compreensão da importância da pesquisa e a convicção de que a qualidade do ensino está intimamente associada à produção do conhecimento e ao fortalecimento da ciência, fizeram a UPF investir, ao longo da sua história, tanto na qualificação de professores/pesquisadores, quanto no desenho de uma pós-graduação forte e comprometida com a formação de mestres e doutores. “Nesse sentido, os resultados obtidos nessa avaliação são consequência de uma opção institucional, que definiu em seu planejamento estratégico, através de um plano de metas e ações, não apenas avançar na ampliação da pós-graduação, com a criação de novos programas e cursos, especialmente a partir de 2010, mas também na sua consolidação. Cabe, nesse aspecto, reconhecer o trabalho, a dedicação e o compromisso dos professores com a pesquisa séria, com a formação de novos pesquisadores e, consequentemente, com a excelência formativa. Nosso reconhecimento aos professores e estudantes, que fazem a pós-graduação da UPF acontecer”, observou.

A Universidade de Passo Fundo é referência no ensino, na pesquisa e na extensão. Aliada à tradição, a Instituição tem avançado significativamente na ressignificação de seus processos internos e hoje é, também, referência na inovação. Nesse sentido, os conceitos obtidos nessa avaliação da Capes, reforçam o papel da UPF como instituição formadora de profissionais, que saibam refletir sobre problemas complexos de um mundo globalizado, com consciência crítica da aplicação dos resultados na sociedade e, principalmente, comprometidos com a promoção humana e com a sustentabilidade. De acordo com a Profa. Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Diretora de Pesquisa e Pós-graduação, o compromisso da UPF com a educação e com a formação de novas lideranças, exige um forte investimento nas pessoas. Nesse sentido, reforça que a qualidade dos projetos desenvolvidos nos programas de pós-graduação e em suas respectivas linhas de pesquisa, bem como a forte produção intelectual e a responsabilidade com as atividades formativas, são reflexos do engajamento dos professores e do protagonismo dos estudantes “Os programas de pós-graduação estão alinhados ao compromisso da UPF de fomentar o desenvolvimento social e comunitário. Para tanto, os estudantes são incentivados a engajar atividades de pesquisa, de extensão e de inovação, promovendo impacto social, educacional, tecnológico, econômico, ambiental, legal e/ou cultural, de acordo com o objetivo de cada programa. Trata-se de uma formação integral, que visa a qualificação de mestres e doutores para atuação nos setores acadêmico e profissional”, finalizou.

Inscrições

As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado da UPF estão abertas de 3 de outubro a 18 de novembro e podem ser feitas pelo site