Ensino

Programa de Pós-Graduação em Letras e Integrado promovem atividades de leitura

21/09/2022

09:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com o objetivo de aproximar o estudante do livro literário, a fim de que signifique e ressignifique o seu olhar em relação à linguagem, os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF, bolsista Capes, William Dahmer e Juliana Laimer, coordenadora do Ensino Fundamental do Integrado, organizaram um trabalho com o livro Ouro, Fogo e Megabytes, de Felipe Castilho. A atividade, realizada no início do mês, no Mundo da Leitura, buscou aproximar os estudantes da literatura contemporânea por meio de uma proposta gamificada.

De acordo com William, o trabalho busca aproximar o leitor não somente da obra discutida, mas cria uma ponte entre a realidade vivida com o acervo disponível no espaço do Mundo da Leitura. A atividade leitora, como é chamada, propõe a discussão de aspectos ligados à narrativa, envolve diretamente uma preocupação relacionada ao ensino de língua materna, objeto de discussão da sua dissertação de mestrado.

O mestrando ressalta que o trabalho com diferentes turmas no espaço do Mundo da Leitura pretende se estender para ações com outras obras literárias, para além da já trabalhada, tornando-se uma ação contínua de formação do leitor literário. “A proposta é discutir uma obra literária e perceber seus aspectos intertextuais, a partir de uma proposta diferenciada, reforça uma conexão que deve existir entre os diferentes campos de estudo - Linguística e Literatura -, uma vez que o trabalho com a linguagem literária amplia uma reflexão que construí na Graduação e, agora, amplio no Mestrado”, salienta.

Para a professora Dra. Marlete Sandra Diedrich, pesquisadora do PPGL, ao explorar diferentes aspectos intertextuais, a obra literária permite um olhar singular para o folclore brasileiro, revisitado pelo autor. “Por essa razão, ao apresentá-lo sob uma nova perspectiva, a partir do cotejo entre o saber popular e o enredo criado, os educandos, com atividades envolvendo um contexto linguístico ligado aos jogos, puderam conhecer o universo da narrativa. A obra é uma das tantas referências literárias que fazem parte do acervo do Mundo da Leitura e que podem ser lidas pelos estudantes”, observa.