Universidade

Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF completa 15 anos

20/03/2018

16:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O PPGL, com conceito 5 da Capes, já formou 240 mestres e 3 doutores

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) comemora, em 2018, 15 anos de história. Vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o Programa garante a formação docente de excelência por meio de cursos de mestrado e doutorado. O PPGL já formou 200 mestres e, no ano passado, realizou suas três primeiras defesas de doutorado. Também conquistou o conceito 5 da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), nível de excelência nacional.

O PPGL foi criado em 24 de março de 2003, com o curso de mestrado e, em 2014, teve início a primeira turma de doutorado. Suas três linhas de pesquisa são: Produção e recepção do texto literário; Leitura e formação do leitor; e Constituição e interpretação do texto e do discurso. No ano passado, a Capes, que é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e pela avaliação de cursos, atribuiu nota 5 ao PPGL da UPF.

Segundo o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Leonardo José Gil Barcellos, celebrar os 15 anos do PPGL com o programa já consolidado e com conceito 5 na Capes constitui-se em um grande orgulho para a Universidade de Passo Fundo, e isso reafirma a expansão e a consolidação da pós-graduação stricto sensu na Instituição.  "Foi um privilégio ter sido o vice-reitor de pesquisa e pós-graduação à época da implantação do doutorado e da obtenção do reconhecimento da Capes com o conceito 5", pontua Barcellos.

O diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Dr. Edison Alencar Casagranda, lembra, como se fosse hoje, de toda a movimentação feita no IFCH para a criação do Programa de Pós-Graduação em Letras. “Na época, o envolvimento dos professores do curso de Letras e o apoio da Instituição foram fundamentais para viabilizar a criação de mais um programa de pós-graduação na Universidade de Passo Fundo. Tratava-se de um feito extremamente importante para a UPF, e, acima de tudo, para o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. A criação do PPGL foi essencial para a consagração e o fortalecimento da marca IFCH e, consequentemente, para reafirmar o compromisso histórico da unidade com a formação de professores, com a qualificação da educação básica e com o desenvolvimento regional. Por isso, o IFCH manifesta sua alegria em poder comemorar, junto com professores, estudantes e funcionários do PPGL, esses 15 anos de atividades. Parabéns a todos que, com muito trabalho e dedicação, ajudaram e/ou ajudam a qualificar academicamente o PPGL”, frisa.

A coordenadora do PPGL/UPF, Dra. Claudia Stumpf Toldo Oudeste, resumiu os fatores que levaram a conquista da nota 5. “Muito trabalho. Muita pesquisa. Muita produção e dedicação!”, sintetiza.

Formação de excelência

Nesses 15 anos, a principal contribuição do Programa para a educação e para a área de Letras foi a formação de professores e pesquisadores. O curso recebe alunos de todos os estados, principalmente do sul do Brasil. O PPGL oferta uma formação docente de excelência e, conforme a coordenadora, entre as ações que colaboram para essa formação, estão: a formação de pesquisadores nas diversas áreas de atuação do profissional de Letras; o incentivo à pesquisa individual e o fomento à pesquisa; o desenvolvimento de pesquisas sobre os usos das línguas e das literaturas; e a divulgação de forma sistemática da produção acadêmica relacionada por meio de eventos científicos no Brasil e no exterior.

Além disso, Claudia destaca o estímulo, em âmbito nacional e internacional, a apresentação e a publicação de trabalhos de alunos e de docentes; o incentivo à pesquisa em estudos da linguagem em geral e suas interações com outras áreas do conhecimento; e a organização de eventos científicos com o intuito de reunir pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras e de fomentar a interlocução acadêmica com suas pesquisas.

Incentivo ao intercâmbio

O fortalecimento do processo de internacionalização e da produção de pesquisas é uma realidade do PPGL e contribuiu para a conquista do conceito 5. Conforme Claudia, o Programa incentiva intercâmbios em âmbito internacional e nacional, visando à ampliação do campo de conhecimento produzido.

O PPGL destaca-se pela expansão constante de parcerias internacionais, que ocorrem por meio de intercâmbio docente e discente, da realização de pesquisas em conjunto com instituições nacionais e estrangeiras e da participação de palestrantes internacionais em atividades desenvolvidas pelo Programa.

Formação de leitores

A formação de leitores também é uma das metas do PPGL UPF. A discussão e o aprofundamento de temas ligados à área de Letras são vivenciados nos eventos promovidos pelo Programa, dentre os quais se destacam o Seminário Nacional de Língua e Literatura e as Jornadas Literárias, as quais, por desenvolverem há mais de 36 anos um sólido trabalho em prol da formação de leitores, conferiram a Passo Fundo o título de Capital Nacional da Literatura.

Uma das linhas de pesquisa, Leitura e Formação do Leitor, também desempenha papel unificador no PPGL. “Essa linha estuda os processos de leitura de textos verbais e não verbais, de formação do leitor e do professor-leitor e da transformação dos mecanismos de interação entre leitor e texto diante de diferentes suportes”, destaca Claudia.

Bolsas de estudo

O PPGL oferece bolsas da Capes e da UPF regidas por editais próprios e seleção de candidatos à bolsa de doutorado sanduíche no exterior pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes). “Ter bolsas de estudo oportuniza aos acadêmicos a efetiva vivência do universo de uma pós-graduação: internacionalização, estudo, leituras, participação em eventos, contato diário com a pós, tempo para essa vivência e, principalmente, dedicação”, ressalta a coordenadora.

Perspectivas futuras

O crescimento e o desenvolvimento do Programa são uma realidade. O PPGL pretende continuar seu trabalho de excelência pedagógica, no que diz respeito ao trabalho de pesquisa, de docência e de extensão. Além disso, continuará priorizando ações que projetam o PPGL/UPF entre os programas de pós-graduação da área de Letras e Linguística, a fim de figurar como um programa que se destaca por seu trabalho de excelência.

Dentre os trabalhos a serem desenvolvidos, também estão ações de pesquisa que colocam o PPGL entre os programas que se destacam na pesquisa e na produção intelectual que colaboram na formação de pesquisadores, incentivam a pesquisa em estudos da linguagem em geral e suas interações com outras áreas do conhecimento. Outro objetivo é participar de editais voltados para os programas que têm conceito 5 da Capes.