Pesquisa e Inovação

Pesquisas do PPGL são apresentadas em tradicional evento da PUC-SP

17/11/2021

10:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O 22º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA), da PUC-SP, foi realizado de forma remota entre 8 e 12 de novembro e teve como tema “Linguagens e interfaces – aproximações e distanciamentos”. O evento contou com três comunicações de alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) em dois diferentes simpósios que aconteceram no dia 11.

A pesquisa “Cenografia e ethos no discurso da dona de casa e docente: dramáticas do corpo-si na atividade laboral”, da doutoranda Keila de Quadros Schermack e do pós-doutorando Luis Henrique Boaventura, integrou o Simpósio “Discurso, trabalho e ética: sentidos e saberes nas atividades laborais” e tratou de identificar e analisar cenografias e ethos manifestados por mulheres que desempenham atividade de trabalho dupla (docente e dona de casa) durante a pandemia da Covid-19. Esse simpósio teve coordenação do professor Dr. Ernani Cesar de Freitas, docente titular do PPGL, em compartilhamento com a professora Dra. Poliana Coeli Costa Arantes (UERJ), e da professora Dra. Luciana Salazar Salgado (UFSCar).

O Simpósio “Abordagens discursivas ou ergo-discursivas: produzir conhecimento sobre ou com sujeitos?”, com coordenação das professoras Dra. Fátima Cristina da Costa Pessoa (UFPA), Dra. Maria Do Socorro Morato Lopes (UFPA) e Dra. Aline Batista Rodrigues (UEPA), teve a apresentação de duas pesquisas de alunos da UPF. A primeira, “A linguagem no trabalho invisível: o interdiscurso sobre o trabalho doméstico”, da doutoranda Neuzer Bavaresco e do professor Dr. Ernani Cesar de Freitas, discutiu a relação entre linguagem e trabalho no ambiente laboral de empregadas domésticas. A segunda, “O uso de si no contexto pandêmico: ethos e cenografia nos dizeres sobre o trabalho”, das doutorandas Elaine Ribeiro e Julia Caroline Goulart Blank, analisou a construção do ethos discursivo do profissional de eventos quando submetido às dramáticas e renormalizações que desafiam sua atividade de trabalho.

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), comemorou 50 anos de existência em 2020. O Programa realiza a cada dois anos o tradicional Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, ou InPLA, evento responsável por reunir pesquisadores nacionais e internacionais em Linguística Aplicada, além de promover discussões para avançar os Estudos da Linguagem diante de novos desafios que se impõem ao trabalho e à pesquisa na área de Letras.