Ensino

Assistente de inglês proporciona aproximação e relação intercultural a acadêmicos de Letras

09/05/2023

16:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Estudantes do curso terão a oportunidade de aprender e trocar experiências com uma professora americana ao longo de 2023

Aprender um idioma com quem nasceu e cresceu falando esse idioma. Essa é a experiência que será proporcionada, ao longo de 2023, aos acadêmicos do curso de Letras - Português/Inglês da UPF. Por meio do Programa Fulbright ETA (English Teaching Assistant) dos Estados Unidos, o curso recebeu, no último mês, a professora Alanna Pearson, dos Estados Unidos. 

Alanna faz parte de um grupo de 37 americanos que estão ensinando inglês em universidades brasileiras. O intercâmbio cultural e científico é semelhante a um estágio de docência, no qual, sob a supervisão de nossos professores, o ETA desenvolve entre 25 a 30 horas de atividades semanais relacionadas ao inglês. Além disso, ela também participará das atividades de extensão, integrando-se ainda mais à comunidade. De acordo com a professora, essa é sua primeira vez ensinando inglês formalmente e, para ela, tem sido uma ótima experiência. “Meus estudantes têm sido curiosos e receptivos até agora. Eu sinto que estou aprendendo tanto com eles quanto eles comigo”, conta. 

Natural de Atlanta, na Georgia, Alana estudou Relações Interacionais, com foco em energia e meio-ambiente e estudos Latino-Americanos. Para vir ao Brasil, ela se preparou bem: teve aulas de Português durante seus estudos na universidade. No entanto, ela diz que viver no Brasil e estar imersa na língua e na cultura é uma experiência muito diferente. “Eu sinto que aprendi tanto em um mês e meio morando em Passo Fundo. Sou grata a todos que têm sido gentis e pacientes comigo para que eu continue aprendendo e melhorando meu Português”, pontua. 

Apesar do pouco tempo no país, Alana acredita que passar um tempo morando e trabalhando no Brasil já proporcionou uma valiosa perspectiva intercultural que ela garante que levará para sua vida pessoa e profissional depois do intercâmbio. “Eu espero usar o português e o conhecimento da cultura brasileira em trabalhos futuros que pretendo fazer relacionados à pesquisa na área de relações internacionais quando voltar aos Estados Unidos”, completa. 

 

Sobre o Programa Fulbright
Desde 2018, a Universidade vem recebendo English Teaching Assistant por meio do Programa Fulbright, uma parceria entre os governos brasileiro e americano que proporciona para as universidades brasileiras a oportunidade de ter um estudante americano para contribuir nas aulas de inglês. 

De acordo com a coordenadora da Assessoria Internacional, professora Dra. Luciane Sturm, uma das principais contribuições de um ETA é no sentido de proporcionar aos acadêmicos um conhecimento da língua não técnico, mas uma experiência da língua que é falada mesmo, que é usada naquele país. “A cada ano nós temos recebido pessoas de estados diferentes, o que também enrique as aulas, uma vez que, assim como no Brasil, cada estado americano tem suas particularidades em relação ao idioma”, comenta. 

Além disso, a professora destaca a importância de ser um falante nativo que vai contribuir nas aulas de inglês, trazendo esses aspectos da linguagem do dia a dia, algo que dificilmente pode ser ensinado partir do livro didático ou a partir do conhecimento de uma pessoa que aprendeu a falar inglês no Brasil. “Nós aprendemos muito com ela e ela junto conosco. Ainda, por serem jovens e terem uma idade próxima dos nossos alunos, isso é muito interessante porque se aproximam dos aspectos culturais, da vida dos nossos universitários. Então, a principal contribuição é uma aproximação e uma relação intercultural e isso é um grande diferencial para nossos cursos e nossos estudantes”, acrescenta.