Universidade

Mestrados e doutorados da UPF inscrevem para disciplinas isoladas

22/02/2022

14:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Uma boa estratégia para quem ainda não decidiu qual caminho do conhecimento seguir é ir construindo ele aos poucos. Uma das maneiras de fazer isso ocorre por meio das disciplinas isoladas dos programas de mestrado e doutorado da UPF. Com elas, é possível conhecer os cursos, acessar conhecimentos específicos e tomar a melhor decisão na hora de ingressar na pós-graduação stricto sensu. Na UPF são mais de 15 cursos e mais de 100 disciplinas com inscrições abertas. Acesse aqui e confira os detalhes.

Disciplinas disponíveis

Mestrado e Doutorado em Agronomia
Estatística Experimental I, Fisiologia Vegetal; Ecofisiologia e Manejo de Plantas Ornamentais, Medicinais e Olerícolas; Agroclimatologia e Produtividade de Culturas; Química e Fertilidade de Solo, Sistema de Produção em Horticultura.

Mestrado e Doutorado em Bioexperimentação
Bioestatística Aplicada à Bioexperimentação, Bioinformatáica e Análises Genômicas; Estágio de Docência II; Estratégias Antomicrobianas; Imunologia Celular e Molecular; Seminários Interdisciplinares I; Metodologia Científica e Modelos em Bioexperimentação; Tópicos Especiais II; Seminar on Cell Biology and Immunology, Patologia Celuar e dos Sistemas.

Mestrado e Doutorado em Educação
Os Clássicos e a Formação Humana: Pensamento educacional contemporâneo, Teoria e Prática Pedagógica e Formação Docente Escolar; Processos Educativos e Cibercultura; Estágio Docência II e III; Metodologia do Ensino Superior, Política Educacional como Política Pública Universal.

Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental
Infraestrutura e Meio Ambiente I, Metodologia e Redação Científica; Tratamento de Efluentes; Investigação e Monitoramento Geoambiental; Território e Infraestrutura; Vibrações nas Estruturas; Técnicas Analíticas aplicadas ao Estudo de Geomateriais; Planejamento de Experimentos; Microbiologia Ambiental; Otimização Aplicada à Engenharia; Sistemas de Informação Geográfica – SIG; Química Ambiental; Gestão da Infraestrutura; Mecânica das Estruturas; Origem, Formação e Propriedades de Geomateriais; Estágio Docente II;  Desenvolvimento de Novos Materiais e Valorização de Resíduos Sólidos.

Mestrado e Doutorado em Envelhecimento Humano
Gerontecnologia, Cuidado na Multidimensionalidade do Envelhecimento; Epidemiologia; Estágio de Docência I; Métodos Qualitativos de Pesquisa e Bioética em Envelhecimento.

Mestrado e Doutorado em História
História e Patrimônio, História, Geopolítica e Poder; História, Região e Fronteiras; História, Trabalho e Poder e História e Fronteiras Socioambientais.

Mestrado e Doutorado em Letras
O Texto e Sua Organização, Literatura e Tecnologias; Teorias de Análise Do Discurso; Leitura e Sistemas Intersemióticos: Multimodalidade, Arte e Letramento; Literatura Contemporânea; Semiótica Discursiva: Construção de Sentidos em Textos Verbais, Não Verbais e Sincréticos; Literatura, Cultura e Representações Sociais; Abordagens para Pesquisa, Análise e Ensino de Gêneros e Literatura e Pensamento Contemporâneo.

Mestrado e Doutorado em Odontologia
Estágio de Docência I, Seminários Multidisciplinares I; Metodologia Científica, Bioética e Bioestatística; Documentação Fotográfica; Prática Clínica com Base em Evidências Científicas; Seminários Multidisciplinares III; Estágio de Docência a Pesquisa I; Bioestatística I; Orientação e Iniciação Científica e Redação Científica e Tecnológica.

Mestrado e Doutorado Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática
Tópicos de Matemática, Ciências no Mundo Contemporâneo; Pensamento Computacional na Educação Básica; Tópicos de Química; Análise de Dados e Produção de Conhecimento: Estatística e Modelagem Multivariada e Metodologias Ativas para Educação.

Mestrado em Administração
Competitividade e Estratégia Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas; Metodologia da Pesquisa; Teoria das Organizações; Tópicos Especiais em Administração I e II.

Mestrado em Ciências Ambientais
Tópicos Especiais em Ciências Ambientais, Ambiente, Saúde e Sociedade; Conservação e Manejo da Fauna; Interação Animal-Planta; Processos de Saúde/Doença e o Meio Ambiente e Fitofarmacologia.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Planejamento Experimental, Química de Alimentos; Metodologia e Redação Científica; Análise Sensorial; Ciência e Tecnologia da Carne e Ciência e Tecnologia de Laticínios.

Mestrado em Direito
Seminários de Pesquisa I, II e III: Jurisdição Constitucional e Democracia, Seminários de Pesquisa I, II e III: Relações Sociais e Dimensões do Poder

Mestrado Profissional em Computação Aplicada
Algoritmos e Estruturas de Dados, Seminários Avançados; Aprendizado de Máquina; Cidades Inteligentes; Qualidade de Sistemas Interativos; Tópicos Especiais em Computação Aplicada I e Engenharia de Software.

Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação
Manufatura e Automação, Planejamento de Experimentos e Análise de Resultados; Metalurgia dos Materiais para Projeto e Fabricação; Biomecânica e Biomateriais (50% EAD); Resistência e Estabilidade de Sistemas Estruturais; Métodos para Projeto e Desenvolvimento de Produtos.