Ensino

Plantio de trigo teve início no Cepagro

19/06/2020

09:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Centro de Pesquisa Agropecuária da UPF deu início ao plantio da cultura numa parceria com as empresas Diplan e Stara

Presente no Brasil desde 1534, a cultura do Trigo se expandiu no Rio Grande do Sul a partir da década de 1940, tornando-se um dos principais produtos do Estado e do país. A Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) é referência na área da pesquisa, tecnologias e processos desta e de outras culturas e, nesta quarta-feira (17), deu início ao plantio nos campos experimentais do Centro de Pesquisa Agropecuária (Cepagro). A ação foi possível graças a uma parceria com a empresas Diplan e Stara.

Segundo o professor Dr. Fernando Pilotto, coordenador do Centro, a cultura do trigo, no sul do Brasil, é uma atividade das mais importantes para o agronegócio regional e, ao longo dos anos, tornou-se uma importante alternativa econômica de inverno, complementada, dentro do processo de modernização, pela soja e milho no verão. “No Cepagro estão sendo cultivados 50 hectares de trigo com as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado. Todo esse trabalho visa oferecer aos nossos alunos uma melhor formação profissional e demonstrar para a comunidade as novas tecnologias aplicadas no cultivo deste importante alimento”, destacou.

Pilotto ressalta que diversas tecnologias são utilizadas no plantio, desde sementes melhoradas geneticamente, adubos, corretivos de solo, fungicidas, inseticidas, equipamentos de alta precisão, como tratores equipados com tecnologia 4.0 (GPS) e equipamentos como plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores, bem como tecnologias de alta precisão.

No processo do plantio, iniciado na quarta-feira, participaram estudantes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, acadêmicos do curso de graduação, além de docentes.