Geral

Obra de professor do PPGAgro da UPF recebe prêmio em âmbito nacional

03/01/2018

14:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), sediada em São Paulo, e suas associadas, entre elas a editora da Universidade de Passo Fundo (UPF), entregou o Prêmio ABEU 2017 em cerimônia realizada em novembro de 2017. O objetivo da premiação é distinguir as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico. A obra ¨O Mundo das Argilas”, edição bilíngue Francês/Português, cuja autoria é do professor Edson Campanhola Bortoluzzi, do curso de Agronomia da UPF, juntamente com Alain Meunier e André Sampaio Mexias, recebeu o primeiro prêmio na categoria Ciências Naturais e Matemática. O trabalho foi editado pela editora da UFRGS.

O troféu foi entregue no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, às melhores obras em seis categorias: “Capa”, “Projeto gráfico”, “Ciências naturais e matemática”, “Ciências da vida”, “Ciências sociais e da expressão” e “Ciências humanas”. O evento, que chegou à sua terceira edição, contou com a presença de autores, pesquisadores, representantes das editoras universitárias e de diversas entidades do livro. 

Segundo o professor Edson, a obra coroa mais de 20 anos de cooperação internacional entre a Universidade de Poitiers (UP-França) e universidades brasileiras, entre elas a UFRGS, a UFSM e a UPF. O projeto começou a se materializar por ocasião do estágio pós-doutoral do professor Edson Bortoluzzi na Universidade de Poitiers em 2013 e veio a público em 2016. Ele destaca que o autor principal, Dr. Alain Meunier, é professor da UP e uma referência mundial na área da Geologia e Mineralogia, contribuindo com temas sobre a origem da vida na terra e nos estudos sobre a existência de vida em outros planetas. Já o professor André Mexias é geólogo e professor da UFRGS. 

Os autores desejam, com a obra, que as novas gerações de estudantes aprendam, na língua do outro, sobre o mundo das argilas - essas partículas pequenas que viabilizaram a vida na terra. “A premiação vem coroar essa ideia, com a qual ficamos muito honrados”, completa o professor Bortoluzzi.

Exemplares do livro podem ser conseguidos diretamente com o professor na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, prédio G2, Campus I da UPF, e também pelo telefone (54) 3316-8151, ramal 8779, ou ainda pelo e-mail edsonb@upf.br.