Geral

Doutoranda do PPGAgro atua como relatora em reunião da FAO

05/07/2019

16:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo Pessoal

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) Isabel Cristina Silva participou, nos dias 2 e 3 de julho, da reunião de Alto Nível para Migração, Desenvolvimento e Segurança Alimentar em Mesoamérica, promovida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O encontro ocorreu na Cidade do México e reuniu representantes de governo e sociedade civil do México, Guatemala, El Salvador e Honduras.

Segundo a doutoranda, o principal objetivo foi discutir e buscar soluções para as migrações das populações, principalmente rurais, para que não migrem por necessidade, mas sim por opção. Ela ressalta que, em sua fala, o diretor geral da FAO, José Grazziano da Silva, disse que é necessário concentrar os investimentos no desenvolvimento rural para que as pessoas possam ficar em suas comunidades, e não sejam obrigadas a migrar como recurso desesperado para sobreviver.

De acordo com Isabel, a FAO propõe aos governos dos quatro países implementar uma estratégia baseada em um diagnóstico focalizado, para cada território, com políticas e instrumentos específicos. “O objetivo é promover a segurança alimentar e o desenvolvimento rural, e gerar alternativas concretas à migração e à apropriação direta das populações e seus territórios”, destacou.