Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Bruna Petri
Ranking Universitário da Folha destaca qualidade da Instituição em cinco aspectos: ensino, pesquisa, inovação, mercado e internacionalização
A Universidade de Passo Fundo (UPF) mais uma vez ganhou destaque no Ranking Universitário da Folha (RUF). No levantamento de 2025, divulgado nesse domingo, 9 de novembro, a UPF melhorou seu posicionamento e figura como a 6ª melhor universidade privada do Brasil, a 3ª melhor entre as instituições privadas gaúchas, e em 5º lugar no Brasil e 3º no Rio Grande do Sul na área da pesquisa.
Nas demais categorias, a Universidade também foi bem avaliada entre as instituições privadas, 10º lugar no Brasil e 3º no Rio Grande do Sul no ensino; 5º lugar no Rio Grande do Sul na área da internacionalização; e 3º lugar no estado no ranking de mercado. Neste ano, a UPF aparece em 52º lugar no ranking geral e como a 8ª melhor universidade do Rio Grande do Sul, considerando instituições públicas e privadas.
Para a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, o resultado reforça o compromisso da Instituição com a qualidade acadêmica, a pesquisa e a inovação. “Estar entre as melhores universidades do país é motivo de grande orgulho e reconhecimento ao trabalho coletivo da nossa comunidade acadêmica. Esse resultado reflete o impacto da pesquisa, da ciência e da formação que realizamos na UPF, com compromisso e parceria. Acreditamos na transformação que o conhecimento gera e seguimos investindo em ensino, inovação e internacionalização para desenvolver nossa região e o país”, afirma a reitora.
Realizado pela Folha desde 2012, o RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil. No ranking estão classificadas as 204 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. O RUF classifica mais de 2.200 instituições de ensino superior, entre universidades, centros universitários e faculdades.
Ainda, há o ranking de cursos, em que é possível encontrar a avaliação dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Neste ano, sete cursos da UPF estão entre os 10 melhores do Brasil entre as instituições privadas: Engenharia Química (5º), Matemática (5º), História (6º), Ciências Biológicas (7º), Arquitetura e Urbanismo (7º), Letras (9º) e Filosofia (10º). No ranking do Rio Grande do Sul, 31 cursos estão posicionados até a décima colocação entre as instituições privadas e 29 no ranking geral, que inclui instituições públicas e privadas.
