Cultura

Uma noite pelo mundo: diversidade cultural na UPF

07/06/2022

09:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

Cursos, Projetos e Setores da UPF se reunirão para celebrar a diversidade cultural

No próximo dia 15 de junho, no saguão do auditório da FEAC, a UPF terá um momento especial para reunir e celebrar as diferentes culturas que estão presentes na região de abrangência da Instituição. O evento é organizado pelos estudantes do sétimo nível do curso de Letras, pela UPF Mundi Escola de Idiomas e pela Assessoria Internacional. Também participam o Balcão do Migrante, o Green Office e o Projeto de Extensão Educação das relações Étnico-raciais.

Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 - Paz, Justiça e Instituições Fortes, a proposta é contribuir para a promoção de “sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, fornecendo acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”. 

Confira aqui o texto em Espanhol.

Confira aqui o texto em Inglês.

A programação ainda não está completamente fechada, mas estarão representados no evento os idiomas estudados na UPF Mundi: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, libras, português e os idiomas de herança, como o talian e o polonês. Além de estudantes e professores brasileiros, estrangeiros e convidados, estarão representados países como Argentina, Cabo Verde, Benin, Congo, Estados Unidos, México, Itália, Síria, Sudão, entre outros a confirmar. Para saber como foi o evento em 2019, acesse aqui.

O evento buscará evidenciar não apenas a riqueza das culturas que circundam a Instituição e toda a região, mas, também, o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável. De acordo com Luciane Sturm, coordenadora da Assessoria Internacional, será uma noite para conhecer e aprofundar a compreensão a respeito dos valores individuais e dos valores do outro, além de possibilitar a discussão sobre os direitos humanos e a liberdade fundamental.

A Comissão organizadora do evento destaca a importância da diversidade cultural para as sociedades de todos os países, pois três quartos dos maiores conflitos do mundo têm uma dimensão cultural. Por isso, órgãos como a Unesco e a ONU enfatizam que fazer a ponte entre as culturas é urgente e necessário para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento. “A diversidade cultural é uma força motriz do desenvolvimento, não apenas no que diz respeito ao crescimento econômico, mas também como meio de levar uma vida intelectual, emocional, moral e espiritual mais satisfatória. Sendo que eventos dessa natureza podem contribuir para a sensibilização das pessoas quanto a esses aspectos. Por isso, a diversidade cultural pode ser considerada um bem indispensável para a redução da pobreza e para o desenvolvimento sustentável”, destacou Sturm.

Origem e propósito da comemoração
Em 2001, a UNESCO adotou a Declaração Universal sobre Diversidade Cultural. Em seguida, em dezembro de 2002, a Assembleia Geral da ONU, em sua resolução 57/249, declarou o dia 21 de maio como o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e, em 2015, o Segundo Comitê da Assembleia Geral da ONU adotou por unanimidade a resolução sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável A/C.2/70/L.59, afirmando a contribuição da cultura para as três dimensões do desenvolvimento sustentável, reconhecendo ainda mais a diversidade natural e cultural do mundo e reconhecendo que as culturas e civilizações podem contribuir e são facilitadores cruciais do desenvolvimento sustentável.

Eine Nacht um die Welt: kulturelle Vielfalt bei UPF
UPFليلة حول العالم: التنوّع الثقافي في
環遊世界之夜:UPF 的文化多樣性
Una noche alrededor del mundo: la diversidad cultural en la UPF
Une nuit autour du monde : la diversité culturelle à l'UPF
A night around the world: cultural diversity at UPF
Una notte intorno al mondo: diversità culturale in UPF
世界中の夜:UPFの文化的多様性
Noc dookoła świata: różnorodność kulturowa w UPF
Una note ntel mondo: diversità cultural a UPF