UPF Mundi

Intercâmbio italiano: estudantes podem se candidatar ao Programa Origini Italia

16/05/2022

15:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação internet

Alunos de mestrado e doutorado da Universidade de Passo Fundo (UPF) que desejam realizar uma temporada de estudos na Itália estão convidados a se inscrever para o Programa Origini Italia, que oferece bolsas para um curso em Gerenciamento de Exportação e Desenvolvimento Empresarial. Ligado à MIB Trieste School of Management, o Programa é destinado a descendentes de italianos em todo o mundo – especialmente não europeus.

O Origini Italia foca no aperfeiçoamento profissional e tem o objetivo de favorecer a colaboração entre empresas italianas e cidadãos de outros países que tenham origem italiana. Além disso, ele também pretende reforçar os laços profissionais e culturais entre os descendentes de emigrantes e a Itália.

Como participar
Interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio, preenchendo um formulário on-line com informações sobre a formação, experiência profissional e conhecimentos. Também é preciso fornecer dados sobre os familiares italianos (região e cidade). Ainda, o candidato deve enviar uma carta de motivação (máximo 150 palavras) e anexar o seu currículo em Inglês.

É necessário preencher alguns requisitos, como: ser descendente de família emigrada da Itália; ter entre 23 e 35 anos; ter graduação em qualquer área; experiência profissional, de preferência em áreas relacionadas a empreendedorismo, negócios, administração, marketing, vendas, importação-exportação e outras; e bom conhecimento de Inglês (B2). É aconselhável que o candidato tenha conhecimento básico da língua italiana, porém, não é um requisito fundamental.

Os pré-selecionados serão contatados para agendamento de uma entrevista. O resultado final da seleção deve ser divulgado em julho e o curso começará em novembro.

Os selecionados irão desenvolver novas competências de gestão empresarial com aulas, seminários, workshops e experiência prática. O curso em negócios é em Inglês e possui duração de dois meses. Nesse período, serão estudados temas relacionados ao empreendedorismo, comércio internacional e gerenciamento de exportação. Ao final da formação, os selecionados farão um estágio de três meses em uma empresa italiana.

A participação no Programa é gratuita. As bolsas incluem viagem de ida e volta do país de origem para Itália; alojamento durante todo o período do Origini Italia; e almoço nos dias de formação e estágio durante o período do Programa. Elas são oferecidas anualmente, por isso, caso o interessado não possa concorrer agora, é possível se preparar e concorrer para bolsas no ano que vem.

Mais informações sobre o Origini Italia podem ser obtidas AQUI.

Cursos da UPF Mundi preparam candidatos
Quem almeja se inscrever no Programa Origini Italia, mas precisa se preparar para cumprir todos os requisitos, a UPF Mundi – Escola de Idiomas oferta cursos específicos de Inglês e Italiano que capacitam os alunos e promovem a educação intercultural e o intercâmbio linguístico.

Outros detalhes estão disponíveis neste link.