Ensino

Intercâmbio acadêmico: conhecimento e trocas culturais

03/10/2023

14:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Um intercâmbio é uma experiência transformadora, que sempre nos abre um leque de possibilidades. E é isso que os estudantes Guilherme de Lima Schwendler, Dyenifer Garbim, estão podendo aproveitar com o intercâmbio acadêmico da Universidade de Passo Fundo.

Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo Guilherme está realizando seu intercâmbio na Universidad de Concepción del Uruguay, localizada na Argentina, por meio do Programa Marca, um programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com universidades conveniadas de países pertencentes ou associados ao Mercosul, e busca a expansão dos estudos acadêmicos. Para o estudante, esta está sendo uma oportunidade única, pois como nunca havia saído do país antes, a imersão em um novo país se torna ainda mais desafiadora. “Com relação ao acolhimento, [os estudantes locais] quando me viam um pouco sozinho e separado, me chamavam para o grupo, para fazer trabalhos, isso é muito legal”, destaca.

Guilherme também conta que existe uma grande integração entre todos os cursos da universidade, pois todos ficam no mesmo prédio, o que aumenta o contato com as diferentes áreas do conhecimento. “Isso acaba se tornando algo muito legal, porque a gente conhece gente da Medicina, do Direito, de todas as áreas”, acrescenta.

Dyenifer é acadêmica de Psicologia e está em Portugal, na Universidade de Coimbra, realizado seu intercâmbio. A experiência para ela também está sendo encantadora, e está possibilitando ter uma nova visão acerca da psicologia. “Estou entusiasmada para começar meus estudos em um projeto de pesquisa de uma professora aqui da Faculdade de Psicologia”, destaca Dyenifer. A estudante também salienta a importância do inglês: “muitas situações exigem o inglês, principalmente porque aqui têm muitos estudantes internacionais, então muitas aulas são em inglês, tem leituras complementares em inglês e muitos estudantes de fora”.