Geral

Estudantes UPF podem se candidatar a "bolsas sanduíche" para estudar na Eslováquia

29/03/2022

17:42

Por: Assessoria de Imprensa

Oportunidade é destinada a estudantes do mestrado e doutorado

O National Scholarship Programme of the Slovak Republic (NSP), programa do governo eslovaco, oferece bolsas para mobilidade acadêmica de estudantes de mestrado e de doutorado, para professores e/ou pesquisadores e artistas estrangeiros. As inscrições para estudar na Eslováquia com apoio financeiro vão até 30 de abril ou 31 de outubro de 2022.

O NSP existe desde 2005. Ele é financiado pelo Ministério da Educação, Ciência, Pesquisa e Esporte eslovaco. As bolsas para estudar na Eslováquia cobrem os custos durante a estadia e subsídios de viagem.

Requisitos das bolsas do programa de bolsa na Eslováquia

Bolsas para mestrado sanduíche:
- Comprovar o vínculo com o Programa de mestrado;
- Ser aceito por uma universidade eslovaca, pública ou privada, para mobilidade acadêmica.

A duração das bolsas para estudar na Eslováquia como estudante de mestrado ou graduação pode ser de dois tipos:

- Um a dois semestres completos ou;
- Um a três trimestres completos (caso o ano letivo seja dividido em trimestres).

Bolsas para doutorado sanduíche:
A bolsa para doutorado sanduíche na Eslováquia tem duração de 1 a 10 meses.
- Comprovar o vínculo com o Programa de doutorado;
- Ser aceito por uma universidade eslovaca, pública ou privada, ou por uma instituição de pesquisa para uma mobilidade para conduzir uma investigação ou fazer uma estadia artística.

Bolas para professores, pesquisadores e artistas:
A bolsa para estudar na Eslováquia voltada a professores, pesquisadores ou artistas, também, tem duração de 1 a 10 meses.
- Ser professor universitário, pesquisador acadêmico ou artista convidado por uma instituição de ensino, pesquisa ou arte eslovaca.

Especificações sobre as bolsas
As bolsas para estudar na Eslováquia destinam-se a cobrir custos relacionados à permanência dos selecionados no país (alimentação, acomodação, etc).

Os valores das bolsas são:
- Estudantes de mestrado: 400 euros/mês;
- Doutorandos: 734 euros/mês;
- Professores universitários, pesquisadores ou artistas: sem doutorado e com menos de 4 anos de experiência: 734 euros; com doutorado e com menos de 10 anos de experiência: 980 euros; e com doutorado e com mais de 10 anos de experiência: 1.050 euros.

Alguns selecionados podem ainda receber um subsídio de viagem, se o solicitarem junto ao pedido da bolsa para estudar na Eslováquia. O valor deste dependerá da distância entre o local de residência do bolsista e o local de estadia no país (máximo: 1 mil euros).

Candidaturas às bolsas do governo eslovaco
A documentação deve ser acompanhada de tradução certificada. A Assessoria Internacional UPF oferece o serviço de tradução dos documentos acadêmicos necessário. Além disso, os candidatos selecionados deverão enviar a carta original de admissão ou o convite da instituição para o seguinte endereço: SAIA, n. o., Sasinkova 10, 812 20 Bratislava 1.

Em caso de dúvidas, é possível contatar o coordenador do programa (Ondrej Aradský) através do e-mail nsp-foreign@saia.sk . Para saber mais sobre as universidades na Eslováquia, acessar AQUI.

O prazo para a inscrição:
1) até 30 de abril para estadias durante o próximo ano acadêmico (segundo semestre no Brasil) ou até 31 de outubro para estadias durante o semestre de verão do ano acadêmico corrente.

As candidaturas devem ser enviadas em https://www.scholarships.sk/, em eslovaco ou inglês. É preciso preencher o formulário on-line e fazer o upload de todos os documentos exigidos pelo programa:

- Currículo;
- Carta de motivação;
- Informações sobre o programa de estudos que você pretende cursar (é necessário indicar a data de início do curso, duração do curso, lista de disciplinas e número de créditos);
- Duas cartas de recomendação;
- Certificado emitido pela universidade de origem confirmando o vínculo;
- Cópia do diploma de graduação, diploma supplement e certificado de exame estadual (se aplicável);
- Carta de aceite ou convite da universidade eslovaca. É importante, o candidato verificar com a Instituição, a língua requerida para seus estudos, que é o inglês, geralmente.
- Projeto de pesquisa ou estadia artística (para doutorandos, professores, pesquisadores e artistas);
- Lista de publicações ou atividades artísticas (para doutorandos, professores, pesquisadores e artistas).

Todas as informações estão AQUI.