Ensino

Acadêmicos da UPF se preparam para realizar intercâmbio em 2024

29/11/2023

10:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Camila Guedes

Ao todo, 12 estudantes de diferentes cursos vão viver a experiência de cursar um semestre em universidades do exterior no próximo ano. Destinos escolhidos são Portugal, Espanha e Argentina

Acadêmica de Artes Visuais Rafaela Dal Aqua Fachi está prestes a realizar um sonho de infância: no próximo semestre, ela será aluna da Universidade de Minho, em Portugal. Rafaela faz parte de um grupo de 12 acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) que, nessa terça-feira, 28 de novembro, participaram da última reunião preparatória do Programa de Intercâmbio Acadêmico (Piac), organizada pela Assessoria Internacional. Entre os destinos estão, além de Portugal, Espanha e Argentina. Acompanhados dos pais, os acadêmicos receberam orientações sobre os últimos detalhes antes do embarque, em 2024. 

Animada com a oportunidade de visitar e estudar na Europa, Rafaela está cheia de expectativas para seu intercâmbio, que ser. “Penso que vai ser uma experiência muito legal, porque além de eu conseguir trazer os conhecimentos de Portugal para cá, eu também vou conseguir levar um ponto de vista latino-americano para eles também, então vai ser uma troca de saberes”, comentou. Além disso, a estudante também pretende agregar seu currículo profissional e já pensa em, no futuro, seguir seus estudos por lá também. 

Assim como Rafaela, a estudante de Medicina Veterinária Milena Zanoello Bertuol também está cheia de expectativas. Ela irá estudar na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, no próximo semestre. “Eu quis fazer intercâmbio desde o primeiro semestre aqui na UPF, e a Universidade sempre me deu todo o suporte, sempre fez eventos, trouxe alunos que já tinham feito intercâmbio para falar com a gente, e foi isso que me motivou a estar aqui hoje e o próximo semestre estar lá na Espanha”, contou. 

A coordenadora da Assessoria Internacional, professora Dra. Luciane Sturm destacou para os acadêmicos que eles serão porta-vozes da UPF pelo mundo. “Essa é uma oportunidade para que vocês cresçam e se desafiem, desenvolvam capacidade de ser um cidadão global, ou seja, aquela pessoa que sabe da sua realidade, que conhece sua região, que reconhece os problemas que tem localmente e que consegue pensar soluções contribuindo para uma mudança local e também para uma mudança maior”, ressalta. Para a professora, o intercâmbio possibilita uma formação integral, um investimento para formar uma pessoa com perfil pessoal e profissionais diferenciados. “Aproveitem essa oportunidade”, finalizou. 

Além da Rafaela e da Milena, também viajam no próximo ano estudantes dos cursos de Agronomia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Design de Moda, Design Gráfico e Engenharia Civil.