Integrado

XIII Festival de Cinema Integrado: uma noite e muitos talentos

08/11/2021

17:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Raquel Favretto/Nexjor

Evento contou com a apresentação de 18 curtas-metragens e participação de 113 estudantes do ensino médio

A sexta-feira, 5 de novembro, foi marcada pelo retorno de um tradicional evento do Centro de Ensino Médio Integrado da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF): o Festival de Cinema Integrado UPF. A 13ª edição da atividade apresentou e premiou as produções audiovisuais produzidas por estudantes do segundo ano do ensino médio a partir de obras da literatura brasileira e estrangeira.

Devido ao contexto da pandemia de Covid-19, no ano passado não houve a realização do evento. Este ano, as atividades foram retomadas cumprindo todos os protocolos sanitários. O XIII Festival de Cinema Integrado UPF foi realizado no Centro de Eventos da UPF e reuniu apenas os estudantes, seus pais e a equipe do Integrado UPF. A premiação também foi transmitida pelo canal da UPF Online no YouTube.

O evento contou com a produção de 18 curtas-metragens e a participação de 113 estudantes de três turmas do segundo ano do ensino médio. Para cumprir com os protocolos de segurança, a idealizadora do Festival de Cinema, professora Dra. Nara Marley Alessio, destaca que as gravações foram feitas somente dentro do Campus da Universidade de Passo Fundo (UPF), com número reduzido de integrantes no grupo e dentro do horário escolar, acompanhados por supervisão da escola. “Várias unidades acadêmicas nos ajudaram, abrindo suas portas para acolher os artistas. Essa parceria foi muito importante”, pontua.

O Festival é desenvolvido pela área das linguagens, composta pelas disciplinas de Educação Física, Redação, Literatura, Língua Portuguesa, Programação de Computadores, Língua Estrangeira - Inglês e Espanhol e visa incentivar a leitura, a apreciação de obras da literatura e potencializar os talentos criativos dos estudantes. “O Festival visa encantar e despertar em nossos alunos o desejo pela leitura. Além disso, é uma forma de promover a formação de sujeitos que possam compreender o mundo e nele atuar com espirito crítico e criativo”, afirma o diretor do Integrado, Me. Jonir Dalbosco.
As obras literárias foram lidas, selecionadas, adaptadas e gravadas em uma produção integralmente realizada pelos estudantes do segundo ano, com edição final realizada nos laboratórios da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), tornando-se curtas de dois minutos e meio. As produções foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por artistas e profissionais das áreas de Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Artes. 
Ao final do evento, três estudantes subiram ao palco e fizeram uma homenagem à professora Nara, em nome de todos os alunos do segundo ano.

Confira os resultados do XIII Festival de Cinema Integrado UPF:
- Melhor filme: curta “The bet”, baseado no conto de Anton Chekhov
- Melhor atriz: Laura Maldonado, do curta “A mulher do farmacêutico”, baseado no conto de Anton Tchechov
- Melhor ator: Eduardo do Amaral, do curta “Natal no Ônibus”, baseado no conto “Natal na barca” de Lygia Fagundes Telles
- Melhor atriz coadjuvante: Maria Júlia da Silva, do curta “O cego estrelinho”, baseado no conto de Mia Couto
- Melhor ator coadjuvante: Arthur de Domenico, do curta The Bet, baseado no conto de Anton Chekhov
- Melhor direção: Bruna Ianiski, do curta “A Caçada”, baseado no conto de Lygia Fagundes Telles
- Melhor sonoplastia: curta “The masque of the red death”, baseado no conto de Edgar Allan Poe
- Melhor direção de arte: curta “A mão no ombro”, baseado no conto de Lygia Fagundes Telles
- Melhor resenha: Augusto Both, do curta “The Bet”, baseado no conto de Anton Chekhov
- Melhor cartaz: curta “A igreja do Diabo”, baseado no conto de Machado de Assis
- Melhor roteiro: curta “A morte do leiteiro”, baseado no poema de Carlos Drummond de Andrade
- Troféu Solidariedade – referente à arrecadação de alimentos para as 68 famílias cooperadas da Recibela, cooperativa de reciclagem do Parque Bela Vista: “A Girl Named John”, baseado no conto “A Boy Named Sue”, de Shel Silverstein