Integrado

Técnico em Segurança do Trabalho: em um mercado crescente, profissional é essencial nas empresas

09/12/2021

08:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com inscrições até 3 de janeiro, Centro de Ensino Médio Integrado UPF oferta o Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Professores atualizados e atuantes na área da Segurança do Trabalho, infraestrutura de uma das melhores universidades do mundo e a possibilidade de estágio desde o primeiro semestre do curso. Esses são apenas alguns dos muitos diferenciais do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Centro de Ensino Médio Integrado UPF. A formação está com inscrições abertas para a comunidade até o dia 3 de janeiro de 2022. Interessados em ingressar podem se inscrever gratuitamente no site www.upf.br/integrado.

A coordenadora, professora Fernanda Ceolin, conversou com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e destacou cinco motivos que tornam a área promissora e o Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Integrado diferenciado. Confira:

1 - Mercado de trabalho em alta
Segundo Fernanda, a Segurança do Trabalho está em alta, tanto em empresas públicas quanto privadas, e isso se dá pela preocupação de prevenir acidentes, melhorar o ambiente de trabalho e manter os seus funcionários saudáveis e motivados. “O técnico tem papel essencial dentro dessas organizações. Observou-se muito isso nesses dois últimos anos com a Covid-19, pois esse profissional fez uma grande diferença na organização dos espaços de trabalho, viabilizando que o trabalhador pudesse atuar com segurança no seu ambiente”, relata.

2 - Várias possibilidades de atuação
O técnico da área, conforme a professora, pode atuar no setor público e privado de qualquer segmento, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários, contrato efetivo ou, ainda, como empregador, tendo a oportunidade de integrar equipes multiprofissionais e interagir com os demais profissionais da empresa.
   
3 - Diversidade de aprendizado
Ao finalizar o curso, o profissional saberá como implementar programas para conscientizar os colaboradores quanto à segurança e à medicina do trabalho, aplicando técnicas para identificação e prevenção dos riscos existentes. “Pode ainda identificar possibilidades de implementação de tecnologias, segurança ambiental, como se portar nas relações humanas, noções de saúde, primeiros socorros e ergonomia, bem como análise e investigação de acidentes de trabalho”, comenta Fernanda.

4 - Crescimento profissional
De acordo com a coordenadora, com as demandas do mercado de trabalho, vem sendo solicitado cada vez mais profissionais atualizados, fazendo com que os mesmos estejam atualizados com as legislações e cursos complementares, e isso, consequentemente, aumenta seus ganhos financeiros. “Sem falar na possibilidade de realizar estágio remunerado desde o primeiro semestre do curso, pois temos tido grande procura por alunos”, complementa Fernanda.

5 - Trabalhar com múltiplos profissionais
O técnico em Segurança do Trabalho tem funções sociais muito importantes no mundo corporativo. A professora Fernanda conta que ele vai atuar diretamente com os trabalhadores de diferentes setores, como com a diretoria, sendo principalmente apoiado por quem trabalha com gestão de pessoas e pela equipe de medicina do trabalho.

Ingresse no Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Ofertado em Passo Fundo, o Curso Técnico em Segurança do Trabalho tem duração de dois anos. No total, são disponibilizadas 30 vagas na formação. Outras informações podem ser encontradas no edital de inscrições, no site do Integrado UPF.