Notícias UPF

Integrado UPF inscreve para cursos técnicos até 3 de janeiro

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Arquivo/UPF

Ao todo, são oferecidas 30 vagas nos cursos de Alimentos, Eletrotécnica, Enfermagem, Mecânica, Radiologia e Segurança do Trabalho

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF, vinculado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), segue com inscrições abertas para diferentes cursos técnicos ofertados em Passo Fundo e região. Até o dia 3 de janeiro, é possível se inscrever para os cursos técnicos em Alimentos; Eletrotécnica; Enfermagem; Mecânica; Radiologia; e Segurança do Trabalho.

Interessados podem realizar a inscrição gratuitamente pelo site do Integrado UPF. No total, são disponibilizadas 30 vagas em cada curso e em cada unidade de ensino. Conheça mais sobre as formações oferecidas à comunidade:

Cursos em Passo Fundo

Técnico em Alimentos
O profissional tem a possibilidade de atuar em indústrias de alimentos e bebidas; entrepostos de armazenamento e beneficiamento; laboratórios; institutos de pesquisa e consultoria; órgãos de fiscalização sanitária; e em empresas/instituições públicas e privadas.

Técnico em Eletrotécnica
Dentre as suas funções, o técnico em Eletrotécnica desenvolve projetos eletrônicos com microcontroladores e microprocessadores. Também executa e supervisiona a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos, inclusive de transmissão e recepção de sinais, além de realizar medições, testes e calibrações de equipamentos eletrônicos e executar procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Técnico em Mecânica
O profissional técnico em Mecânica estará apto a atuar na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos.

Técnico em Radiologia
O egresso desse curso deve estar preparado para atuar nos serviços de diagnóstico por imagem, com uma visão crítica, reflexiva e criativa da realidade, e ser capaz de aplicar as competências e as habilidades desenvolvidas, fundamentadas nos conhecimentos técnico-científicos, éticos e humanos que contribuem para o alcance da qualidade do atendimento das necessidades dos sujeitos e da sociedade.

Técnico em Segurança do Trabalho
O técnico dessa área analisa os métodos e os processos laborais; identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador; realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos; elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa; promove programas, eventos e capacitações; e desenvolve diversas outras atividades.

Curso em Passo Fundo, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade

Técnico em Enfermagem
Após a conclusão do curso, o técnico em Enfermagem estará apto a atuar nas ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no contexto saúde e doença, considerando a multidimensionalidade humana, individual e/ou coletiva.

Diferenciais das formações

O diretor do Integrado UPF, professor Me. Jonir Dalbosco, destaca, além do comprometimento e da qualidade de ensino, a infraestrutura da Instituição como um dos diferenciais dos cursos técnicos. “Fazer um curso técnico no Integrado, que está inserido em uma grande Universidade, com uma ampla infraestrutura, é algo grandioso. Espaços como os laboratórios, os auditórios e a Rede de Bibliotecas estão à disposição dos nossos estudantes”, comenta.
 
Segundo Dalbosco, outras vantagens que os estudantes dos cursos técnicos possuem se referem aos descontos. “Há descontos de 20% para todos os estudantes que, após a conclusão de um curso técnico, optarem pelo ingresso nas graduações da UPF, com exceção do curso de Medicina. Também existe a possibilidade de desconto de 50% nos cursos da UPF Idiomas e de bolsas de estudo", relata, mencionando que o reconhecimento do mercado de trabalho com relação a qualidade de ensino do Integrado, no sentido de formar profissionais técnicos de nível médio, também é outra marca conquistada.

Além dessas oportunidades, as unidades de ensino de Lagoa Vermelha e Sarandi ofertam bolsas de 50% para todos os estudantes. Já para os demais municípios, a oferta se dará a partir da análise dos currículos.

Mas o que é preciso para validar a inscrição?

É necessário apresentar comprovante de pagamento da parcela de matrícula, uma foto 3x4, fotocópia da carteira de identidade, do CPF e da certidão de nascimento ou casamento, e o histórico escolar do Ensino Médio e/ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou atestado de frequência original. Para o curso técnico em Radiologia, os candidatos deverão ter, até o dia da inscrição, 18 anos completos e o Ensino Médio concluído. Outros detalhes podem ser conferidos AQUI.
 
As matrículas ocorrem nos dias 11 e 12 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8180, pelo e-mail integrado@upf.br e na página do Integrado UPF, onde também é possível acessar os editais de inscrições dos cursos técnicos