Fundação UPF

Estudantes da rede municipal recebem celulares restaurados por curso técnico do Integrado UPF

22/10/2021

17:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Michel Sanderi

Doação foi feita pelo projeto Alquimia e é somada ao programa Criança Conectada do município, que busca viabilizar o acesso ao ensino on-line pelas crianças

O Ministério Público fez a entrega de 32 smartphones para alunos da rede municipal de educação. Os aparelhos foram recebidos por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Rocha, que fica no Bairro Valinhos, na tarde desta sexta-feira, 22 de outubro.

O promotor de Justiça, Júlio Francisco Ballardin, explicou que a doação foi viabilizada pelo projeto Alquimia, a partir do qual equipamentos apreendidos em operações pela Polícia Civil são restaurados e doados para fins sociais. “Esse é um projeto que existe há muito tempo, numa parceria entre a Promotoria de Educação, a Polícia Civil, a Fundação Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura. Anos atrás, eram recolhidas as máquinas caça-níqueis e feita a transformação dos monitores. Hoje, estamos entregando os smartphones aos alunos. A inclusão digital é importante e as crianças precisam estar conectadas para poder estudar”, afirmou o promotor.

Para que chegassem até os alunos, os aparelhos passaram por uma restauração, que teve o suporte da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, que representou a Fundação, considerou que a Instituição é parceira para esse e tantos outros projetos que ajudam a desenvolver a sociedade. “Com essa união e dedicação, vamos formar cidadãos melhores, profissionais melhores e vamos fazer esse país ser melhor”, enfatizou a reitora.

A doação amplia o alcance do programa Criança Conectada, uma ação desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, para facilitar o acesso dos alunos à tecnologia e ao ensino on-line, conforme destacou o secretário da pasta, Adriano Canabarro Teixeira. “O projeto Alquimia se soma ao Criança Conectada, que arrecada smartphones e computadores junto à sociedade para uma posterior doação aos alunos da rede pública municipal. Ainda, é vinculado a um movimento que o governo municipal está fazendo para a informatização das escolas, a qualificação do acesso à internet, o fornecimento de computadores novos e equipamentos a professores e escolas e os projetos pedagógicos que envolvem o domínio tecnológico”, salientou Teixeira.

O delegado regional Adroaldo Schenkel falou sobre a relevância das doações de equipamentos apreendidos. “Esses aparelhos foram retirados do meio criminal e entregues para estar a serviço da sociedade. Esses exemplos ajudam a regar a semente de bons cidadãos em todas essas crianças”, disse Schenkel.

O primeiro aluno da escola a receber um smartphone foi Alisson Manoel Miranda, de 11 anos. Estudante do quarto ano, ele atribuiu um significado à doação para todos os colegas. “Eu gostei muito. Vou usar para estudar e fazer as atividades da escola”, contou o estudante.

A diretora da escola, Márcia Scorsatto, avaliou a iniciativa como uma importante ferramenta não só para o ensino híbrido, mas para o futuro das crianças. “Esse é um projeto maravilhoso e nós ficamos muito felizes por receber os aparelhos. Os nossos alunos precisam e merecem muito”, expressou Márcia.

Sobre a parceria
A ação é uma parceria entre instituições, por meio de um Termo de Cooperação entre a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Delegacia de Polícia Regional do Interior de Passo Fundo e Ministério Público, que possibilitou que celulares smartphones e/ou outros aparelhos tecnológicos, como notebooks, tablets e afins apreendidos pela polícia, em especial no Presídio Regional de Passo Fundo, fossem restaurados pelo curso técnico em Eletrotécnica do Centro de Ensino Médio Integrado UPF e destinados à rede municipal. A iniciativa funciona no escopo do projeto Alquimia II do Ministério Público, que já ocorre em outros municípios do Rio Grande do Sul.