Ensino

Técnica reprodutiva permite nascimento programado de cordeiros na UPF

17/05/2021

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Atividade prática integra as ações das disciplinas de reprodução animal e é possível graças a estrutura do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária da UPF

Estudar a reprodução animal nos livros e poder acompanhar o processo na prática. Essa é a realidade dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na última semana, os estudantes puderem ver de perto o nascimento de cordeiros, fruto do trabalho de reprodução assistida desenvolvido dentro do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro) da Universidade. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Universidade de Passo Fundo (@universidadeupf)Os cordeiros recém-nascidos resultam de um trabalho diferente realizado com a participação de estudantes, residentes, estagiários e participantes de um curso de Inseminação por laparoscopia, organizado pelo professor Dr. Ricardo Zanella, com o apoio da empresa IMV. 

 

De acordo com o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), professor Dr. Eraldo Zanella, que atua na área de reprodução, as fêmeas foram  sincronizadas e no dia pré-determinado foram submetidas a Inseminação artificial por laparoscopia. Ele explica que as ovelhas são poliestéricas estacionais de dia curto, ou seja, entram várias vezes no cio em uma estação do ano.  

Filhotes foram atendidos pelo Hospital Veterinário

Zanella salienta que a gestação de uma ovelha é de aproximadamente 150 dias. “Como tínhamos uma previsão da data de nascimento dos cordeiros, a maioria dos partos foi assistido por acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, juntamente com o residente Marcio Flores, e acompanhados pelo professor Dr. Carlos Bondan”, observou.

De acordo com o diretor, os cordeiros que não conseguiram mamar, ou estavam fracos, foram levados para o Setor de Grandes Animais do Hospital Veterinário para que fossem dados os devidos cuidados. Ali, orientados pela médica veterinária Jemhally Hack, juntamente com os demais residentes do setor, os estagiários e acadêmicos conseguem dar uma atenção especial com a alimentação na mamadeira e ambiente aquecido, por exemplo.

Para a coordenadora do curso, professora Dra. Laura Rodrigues, a atividade demonstra o potencial do curso e da própria Universidade ao ofertar aos estudantes uma oportunidade prática. “A nossa estrutura, nosso diferencial, possibilita vivências práticas desde o primeiro nível, tendo contato seja por meio de estágios ou atividades executadas dentro das próprias disciplinas. Essas experiências permitem uma formação mais completa e ampla”.