Universidade

Laboratório de Patologia Animal da UPF: pioneirismo e credibilidade

09/04/2021

12:57

Por: Jéssica frança

Fotos: Jéssica França

Análises laboratoriais são realizadas para toda a região norte do RS buscando o diagnóstico preciso para garantir a saúde animal

Com o objetivo de garantir a saúde dos animais e a precisão dos diagnósticos, as análises laboratoriais são grandes aliadas na clínica médica e cirúrgica, para identificação de diversas patologias que acometem os animais. Atuando de forma pioneira na região norte do Rio Grande do Sul, o Laboratório de Patologia Animal (LPA) da Universidade de Passo Fundo (UPF) dá suporte para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da UPF, incluindo o Hospital Veterinário da Universidade.

O Laboratório presta serviços a clínicas veterinárias, assim como a médicos veterinários e produtores de toda a região norte do estado. “Realizamos necropsias em animais de companhia, animais de produção e animais silvestres; exames histopatológicos, provenientes de órgãos coletados em necropsias, em abatedouros, e de biópsias, incluindo avaliação de margem cirúrgica, e, ainda, exames toxicológicos”, relata a responsável pelo LPA, professora Dra. Adriana Costa da Motta.

Para o diretor da FAMV, professor Dr. Eraldo Zanella, os serviços do Laboratório são fundamentais para o diagnóstico seguro. “O médico veterinário realiza a necropsia no animal que veio a óbito, para proceder com uma avaliação minuciosa de todos os tecidos e órgãos. Ao mesmo tempo em que faz a coleta de amostras, ou seja, de tecidos, para encaminhar para análises laboratoriais, como exemplo a histopatologia, cultura, antibiograma, sorologia, entre outros.  O Laboratório de Patologia avalia possíveis lesões causadas por determinados agentes biológicos, como vírus, bactérias, parasitas; ou físicos, como trauma e perfurações. Esse diagnóstico pode ser de indivíduo, ou muitas vezes de uma população”, explica. 

Conforme Zanella, o LPA também recebe amostras coletadas de animais vivos, biópsias, que auxiliam o médico veterinário a definir o melhor tratamento, a partir do diagnóstico preciso, para aquela alteração, como um tumor.

LPA realiza necropsias em animais de companhia, de produção e animais silvestres

Formação acadêmica
Para os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UPF, o Laboratório atua no sentido de possibilitar uma formação mais completa, demonstrando para os estudantes como se realiza a necropsia e a coleta de amostras de diferentes espécies e diferentes órgãos para determinadas finalidades laboratoriais. “Uma coleta bem-feita e de forma correta auxilia e muito para chegar a um diagnóstico preciso. Desta forma, quanto mais os acadêmicos praticarem, melhor para formação profissional e consequentemente para a sanidade dos animais, e em casos de zoonoses, também para os humanos”, finalizou o professor Zanella.
 
O LPA ao longo de sua história já formou diversos especialistas em Patologia Veterinária por meio do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária. Para a médica veterinária Thaisi Piazza, que recentemente concluiu a Residência, participar da rotina diagnóstica fez muita diferença em sua formação profissional.
Em anexo ao LPA, existe uma coleção viva de plantas tóxicas, que auxilia na formação dos acadêmicos.

Análises buscam o diagnóstico preciso para garantir a saúde animal 

Excelência das análises
O administrador do Hospital Veterinário da UPF, André Ricardo Souto de Araújo, destaca que além de oferecer estágios a estudantes de graduação, prática profissionalizante a médicos veterinários por meio do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (Mestrado e Doutorado) da FAMV, o LPA dá um excelente suporte para atuação do hospital. “Para o HV, a área da patologia veterinária está entre as áreas que são indispensáveis para a resolução de casos clínicos e garantir a saúde dos animais e também dos seres humanos em relação às zoonoses. Com o objetivo de encontrar a causa da doença e suas consequências, assim sendo possível prever diagnósticos e chegar ao possível tratamento de forma eficaz”, disse.

Serviços
O LPA realiza os serviços de necropsias de animais domésticos e silvestres, exames histopatológicos de órgãos e biópsias e exames toxicológicos, incluindo diagnóstico de intoxicação por plantas.
Para a excelência do desempenho das análises, todas as amostras encaminhadas para o Laboratório devem ser acompanhadas de histórico clínico completo, dos achados de necropsia (quando realizada por médico veterinário externo), e das informações referentes ao proprietário da amostra ou médico veterinário responsável pelo encaminhamento. “Muitas vezes, a análise e o diagnóstico dependerão, diretamente da riqueza das informações repassadas por meio do histórico clínico”, destaca a professora Adriana.

LPA possui coleção viva de plantas tóxicas

Preparo para análises:
Cadáver:
deve ser encaminhado fresco ou refrigerado preferencialmente logo após a morte;
Órgãos: devem ser encaminhados refrigerados ou em fragmentos de cerca de 2x1 cm ou 1 a 3 cm em formol 10%, de preferência tamponado, (proporção de 1:20 ou no mínimo de 1:10) sendo coletados de áreas com e sem lesão, preferencialmente logo após a necropsia. Em caso de peças cirúrgicas, recomenda-se enviar a peça em sua conformação original para realização de exame macroscópico no LPA seguido do histopatológico.
Biópsia: deve ser encaminhada em formol 10%, de preferência tamponado (proporção de 1:20 ou no mínimo de 1:10) ou refrigerada, preferencialmente em sua conformação original.
Biópsia com avaliação de margens cirúrgicas: deverá ser realizada a marcação dos bordos do tecido pelo cirurgião para que posteriormente possa ocorrer a identificação pelo patologista.  A solicitação de avaliação de margem deve ser indicada na requisição, conforme segue:  0 ponto (nenhuma sutura): cranial; 1 ponto (uma sutura): caudal; 2 pontos (duas suturas): direita e 3 pontos (três suturas): esquerda.

Laboratório de Patologia Animal conta com a atuação dos seguintes profissionais:
Professora Dra. Adriana Costa da Motta - responsável pelo LPA (atua no ensino, pesquisa e extensão: prestação de serviço-rotina diagnóstica);
Preceptora em Patologia Veterinária: médica veterinária Me. Tanise Policarpo Machado (atua na rotina diagnóstica do LPA);
Residente em Patologia Veterinária: médico veterinário Ezequiel Davi dos Santos (atua na rotina diagnóstica do LPA);
Laboratorista: Gabriela Fagundes Trento
Estagiários extensionistas e voluntários de iniciação científica: Lidiane Deconto Baldasso, Elisa de Oliveira Soares e Jéssica Cristina Peretti.
Laboratório também recebe amostras coletadas de animais vivos, biópsias para análises

Grupo de Estudo em Patologia e Toxicologia Veterinária 
O Grupo de Estudo em Patologia e Toxicologia Veterinária (GepatoxVet-UPF) foi criado em outubro do ano passado com o objetivo de oferecer aos estudantes e profissionais da área a oportunidade de encontros semanais para atualização e discussão de temas em patologia e toxicologia veterinária, por meio de seminários, palestras e discussão de casos desafiadores no contexto clínico-patológico. Oportunizando palestras com profissionais renomados nas áreas de Patologia e Toxicologia Veterinária, além dos limites físicos da Universidade.

Conforme a coordenadora, professora Dra. Adriana Costa da Motta, um dos objetivos do Grupo é destacar a importância do ensino, da pesquisa e da extensão no serviço de diagnóstico realizado no Laboratório de Patologia Animal, promovendo troca de experiências e oportunizando agregar conhecimento à formação em medicina veterinária. Mais informações sobre o Grupo podem ser obtidas no Instagram @gepatox.upf